Política e Administração Pública

Congresso analisa projetos apresentados por participantes do Parlamento Jovem

24/09/2012 - 08:01  

Parlamentares analisam pelo menos dois projetos de lei apresentados a partir de sugestões de estudantes que participaram do programa Parlamento Jovem Brasileiro. Para passaram a tramitar efetivamente, as propostas devem ser encampadas por deputados, que apresentam os projetos em seu nome.

O projeto de lei 1694/07, sugerido pelo deputado jovem Robson Gomes da Silva (RJ), na edição de 2005 do Parlamento Jovem, cria um programa nacional para incentivar a agricultura orgânica. Apresentado pelo ex-deputado Lobbe Netto, o texto, que tramita apensado ao PL 273/07, está sendo analisado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Já o PL 1695/07, que torna obrigatória a realização de exames oftalmológicos e auditivos nas escolas do ensino fundamental da rede pública, foi sugerido pela deputada jovem Martha Ramires de Souza (MG), durante a 1ª edição do programa, em 2004. Também apresentado pelo ex-deputado Lobbe Neto, o texto já foi aprovado pela Câmara e está, agora, sob análise do Senado.

Outras propostas sugeridas por jovens parlamentares também tramitaram pela Câmara, mas foram arquivadas.

Cidadania
Para a coordenadora do projeto no Rio Grande do Norte, Vera Lúcia Reis, o Parlamento Jovem leva o estudante a pensar e atuar com responsabilidade. “O aluno, durante todo o ano, observa o que está precisando na sociedade, na sua cidade, e cria um projeto de intervenção”, diz. “Isso é cidadania”, ressalta.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.