Política e Administração Pública

Marco Maia aposta na votação das MPs da Seca nesta semana

21/08/2012 - 11:57  

Marco Maia
Marco Maia: expectativa positiva para votações desta semana no Plenário da Câmara.

O presidente da Câmara, Marco Maia, disse acreditar que as duas medidas provisórias (565/12 e 569/12) do pacote do Executivo para combater os efeitos da seca do Nordeste serão votadas nesta semana. As duas propostas estão na pauta do Plenário.

As votações vêm sendo adiadas por causa da obstrução dos oposicionistas. Eles reclamam da demora do governo na liberação de emendas parlamentares da oposição. O governo prometeu liberar R$ 3 milhões de emenda para cada parlamentar, além dos restos a pagar.

Na avaliação de Marco Maia, porém, na última semana o governo tem mostrado empenho em cumprir o acordo, acertado no fim do semestre passado. Com isso, o presidente aposta em um acordo: “A expectativa é fechar um acordo para votar essas MPs e outras matérias que estão na pauta da Câmara há mais tempo.”

Marco Maia reconhece que sempre há possibilidade de a oposição obstruir as votações. “Toda a vez que oposição obstrui, é óbvio que temos mais trabalho para votar”, lamenta.

A votação das MPs da Seca e de outras propostas será definida na reunião do presidente Marco Maia com o Colégio de Líderes às 15h30 desta terça-feira (21). Trambém tranca a pauta a MP 570/12, que inclui as obras do sistema de ensino no Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

Greve

Marco Maia também comentou a greve dos servidores públicos. Segundo ele, a proposta do governo de conceder 15,8% de reajuste é razoável e atende à realidade do País, e é preciso que os servidores levem isso em consideração.

(*) Matéria atualizada às 15h03.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto/Rádio Câmara
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 565/2012

Íntegra da proposta