Política e Administração Pública

Deputado quer que CPMI ouça diretor da revista Veja

10/08/2012 - 19:15  

O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) pretende apresentar na reunião de terça-feira (14) da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira requerimento de convocação do diretor da sucursal da revista Veja em Brasília, Policarpo Júnior. Ele quer que o jornalista esclareça as suas supostas relações com o grupo do contraventor Carlos Cachoeira, consideradas suspeitas pelo deputado. Um pedido semelhante já foi feito na CPMI pelo senador Fernando Collor (PTB-AL).

Além das suspeitas já divulgadas contra o jornalista, a revista Carta Capital que está nas bancas publica o conteúdo de gravações feitas pela Polícia Federal que mostrariam uma "relação profunda" de Policarpo com a suposta quadrilha de Cachoeira.

"O objetivo básico da ligação entre os dois era manter o fluxo de informações para a revista contra alvos específicos. Em troca, Policarpo informava o grupo de Cachoeira sobre o que seria publicado. Um momento crucial foi a conversa entre Policarpo e Cachoeira no dia 26 de julho de 2011. O jornalista pede ao contraventor para grampear um parlamentar da base governista, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO). Em suma, o diretor da Veja queria saber o que Arantes conversava com os dirigentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura", diz a revista.

Licitação
Dr. Rosinha também cita como exemplo uma reunião de representantes do governo e de empreiteiras interessadas em participar de uma licitação na BR-280 em Santa Catarina: a empresa Delta teria deixado de mandar seu representante e, no lugar dele, teria ido o diretor da Veja.

"O interesse era provar que havia desvios de dinheiro na licitação, que se pagaria percentuais às empreiteiras que executassem o trabalho. Se existiram esses desvios, isso é crime, mas a infiltração [da revista] também tem de ser investigada, porque houve uma infiltração no processo", disse Dr. Rosinha.

A Delta é investigada por um suposto repasse de dinheiro a empresas fantasmas que abasteciam o grupo de Carlos Cachoeira.

* Matéria atualizada em 13/8

Reportagem – Marise Lugullo/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.