Política e Administração Pública

Quem são os depoentes da CPMI

26/07/2012 - 14:32  

Joaquim Gomes Thomé Neto

Aparece em investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal como prestador de serviços de interceptação ilegal de e-mails ao esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira.

Os relatórios da operação Monte Carlo dão conta de que Thomé Neto, que é agente aposentado da Polícia Federal e dono da Escola Técnica de Segurança Privada (Etesp), foi contratado pelo sargento aposentado da Aeronáutica Idalberto Matias, o Dadá, para entregar ao esquema informações de e-mails interceptados dos alvos da organização criminosa liderada por Cachoeira. Há suspeitas de que políticos e jornalistas estejam entre as vítimas.


Andressa Mendonça

É a atual mulher de Carlinhos Cachoeira. Tornou-se conhecida nacionalmente ao ser citada pelo ex-senador Demóstenes Torres como o pivô da briga entre o empresário Wilder Pedro de Morais, primeiro suplente de Torres e ex-marido de Andressa, e Cachoeira.

Mãe de dois filhos com Wilder Pedro, com quem foi casada por seis anos, Andressa é dona de uma loja de lingerie em Goiânia.

O argumento para a convocação é o de que ela “circulava entre figuras importantes, como políticos, empresários e jornalistas” e teria conhecimento sobre a rede de influência de Carlinhos Cachoeira. Ela também é apontada como possível “laranja” do esquema de Cachoeira.


Rubmaier Ferreira de Carvalho

Considerado pela Polícia Federal o “administrador” de empresas de fachada que servem para “esquentar” as irregularidades do fluxo financeiro das operações de Cachoeira. Segundo a PF, Rubmaier tem participações na Brava Construções e na Alberto & Pantoja, as duas maiores empresas de fachada da rede criada pelo contraventor.

As investigações apontam que, entre 2010 e 2011, cerca de R$ 40 milhões passaram pelas contas bancárias das duas empresas. As suspeitas decorrem do fato de que as duas empresas, apesar do volume de dinheiro que movimentaram, só existem nos registros burocráticos, uma vez que não produzem, não têm funcionários, nem funcionam no endereço declarado às autoridades. Na Operação Monte Carlo, Rubmaier é citado como contador da Brava Construções.


Andréa Aprígio e Souza

Ex-mulher de Cachoeira, foi casada com o contraventor por quase 20 anos. Após a separação, Andréa se tornou dona do laboratório Vitapan, empresa suspeita de envolvimento com o esquema. A Vitapan tem sede em Goiânia e passou a ser dirigida por Andréa após a saída dos dois antigos diretores, que são irmãos dela.

Um dos irmãos, Aprígio de Souza, foi preso na Operação Monte Carlo sob suspeita de ser o tesoureiro de parte das finanças ilegais de Cachoeira. Também há suspeita de favorecimento do laboratório com lobby do ex-senador Demóstenes Torres na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Da Reportagem/DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.