Política e Administração Pública

Presidente da Câmara divulga calendário de votações do segundo semestre

10/07/2012 - 19:12  

Arquivo/ Saulo Cruz
Câmara - Plenário - Ordem do Dia - Presidente Marco Maia
Plenário terá sessões de votação em semanas alternadas durante o período eleitoral.

O Plenário da Câmara vai realizar sessões de votação em semanas alternadas durante o período eleitoral do segundo semestre. Segundo o presidente da Câmara, Marco Maia, as votações estão marcadas para os dias 1º e 2; 7 a 9; e 21 a 23 de agosto. Em setembro, as votações ocorrem de 4 a 6; e de 18 a 20. Nas outras semanas, serão feitas sessões de debates em Plenário.

O objetivo desse calendário é permitir a participação dos deputados nas campanhas eleitorais municipais. Depois das eleições, no fim de outubro, voltam as votações normais do Plenário.

"É um pouco semelhante ao que já aconteceu em anos anteriores”, disse Marco Maia. “Eu devo enviar aos líderes partidários, durante o recesso, uma proposta de pauta de votações para as primeiras semanas de agosto. Depois, nós vamos discutindo projetos que poderão ser votados nesse período."

Royalties e voto aberto
O líder do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE), defende a votação do projeto dos royalties do petróleo (PL 2565/11) no segundo semestre. "É algo absolutamente fundamental e que tem tido resistência por parte do governo."

Já o líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), quer a votação do fim do voto secreto para processos de cassação de mandatos de parlamentares (PEC 349/01). “Temos condição de aprovar [a PEC do Voto Aberto] na segunda semana de agosto", disse.

Reportagem – Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta