Política e Administração Pública

Conselho de Ética decide se abre processo contra deputado Delegado Protógenes

04/07/2012 - 10:51  

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar se reúne hoje para decidir se abre ou não processo contra o deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP), acusado pelo PSDB de ligação com o contraventor Carlos Cachoeira, em razão de conversas (gravadas pela Polícia Federal) que manteve com o ex-sargento da Aeronáutica Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, considerado o "araponga" do esquema.

O relator da representação, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), apresentou parecer preliminar em que pede a abertura de processo, para que sejam aprofundadas as investigações sobre as relações do parlamentar com  Dadá.

Escutas da Polícia Federal feitas durante a Operação Monte Carlo flagraram Protógenes dando orientações a Dadá sobre como agir para embaraçar a investigação da Operação Satiagraha na corregedoria do órgão. Amauri Teixeira considerou que há fatos que requerem apuração aprofundada.

“Opinei pelo aprofundamento da investigação. Por enquanto, não está claramente caracterizada a quebra do decoro, mas temos que dar sequência à investigação”, afirmou o parlamentar.

Somente se o relatório de Amauri Teixeira for aprovado é que será aberto o processo por quebra de decoro parlamentar contra Protógenes no Conselho de Ética. O julgamento estava previsto para o dia 13 de junho, mas foi adiado por pedido de vista de vários deputados. 

A reunião será realizada às 14h30, no Plenário 7.

Reportagem - Marise Lugullo/Rádio Câmara
Edição - Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.