Política e Administração Pública

Deputado diz que produção vertical é a solução para agricultura sustentável

É preciso aumentar a eficiência para produzir mais alimentos nas mesmas áreas, explica Duarte Nogueira.

19/06/2012 - 11:48  

O deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) disse nesta manhã que a solução para produzir alimentos e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente é verticalizar a produção. O parlamentar participa de uma discussão na Rio+20 sobre agronegócio e sustentabilidade. “Não podemos concluir a Rio+20 apenas apresentando velhos problemas. Nossa tarefa é buscar novas soluções, e a solução da agricultura passa pelo reconhecimento de que não poderemos aumentar as áreas plantadas com a rotina necessária. Teremos que verticalizar nossa produção, aumentar a eficiência e a produtividade sem a necessidade de novas extensões de área.“

Se por um lado, a agricultura é acusada de gerar grandes impactos no meio ambiente, por outro lado ela tem a responsabilidade de produzir alimentos para uma população cada vez maior. “Nos últimos 20 anos, a população mundial aumentou de 5,5 bilhões para 7 bilhões. E 1 bilhão dessas pessoas ainda passam fome”, contabilizou o parlamentar.

Ouça entrevista de Duarte Nogueira à RádioCâmara.

 “Para produzir e colher é preciso usar o solo, a água e o ar, mas é claro que temos de fazer isso com sustentabilidade para não impactar [o meio ambiente] de maneira que comprometa as gerações futuras”, acrescentou.

O problema é que os estoques de alimentos não acompanham a demanda do consumo mundial. “O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e tem mais de 60% do território coberto por florestas intactas. Temos um ativo ambiental importantíssimo que precisa ser preservado, mas ao mesmo tempo temos a responsabilidade com o abastecimento da nossa população e um importante papel exportador” , lembrou.

Segundo Nogueira, é possível produzir carne e grãos e, ao mesmo tempo, preservar os ativos ambientais. Basta fornecer os meios e as tecnologias adequadas aos produtores. O deputado, no entanto, reconhece que nem todos os produtores brasileiros pensam assim.

Reportagem – Verônica Lima, enviada especial à Rio+20
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.