Política e Administração Pública

Oposição quer impedir leitura do relatório de MP na sessão de hoje

05/06/2012 - 17:58  

Seguindo a obstrução já declarada, parlamentares de oposição querem adiar a leitura do relatório da Medida Provisória 559/12, que permite a compra da Celg pela Eletrobrás. A oposição critica a inclusão, na proposta, da ampliação das regras especiais de licitação da Copa e das Olimpíadas, o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do sistema público de ensino.

O deputado Cesar Colnago (PSDB-ES) criticou o fato de o relator, deputado Pedro Uczai (PT-SC), ter acrescentado mais de 30 artigos ao texto original da MP. "O governo quer que, em fração de minutos, rasguemos a Lei de Licitações", disse Colnago.

O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) também criticou a ampliação do RDC por meio de medida provisória. "Tem que ter a discussão e apreciação no tempo desejado", disse.

A estratégia dos oposicionistas, que pediram a votação nominal do requerimento de adiamento da discussão da MP, é inviabilizar a leitura do relatório por falta de quórum.

Deputados governistas, no entanto, defenderam a leitura do relatório, ressaltando que a MP 559 também vai renegociar a dívida das universidades.

O deputado Esperidião Amim (PP-SC) ressaltou que a MP 559 é uma das últimas que poderão ter relatório em Plenário, dizendo que a sua votação é como "o último baile da Ilha Fiscal."

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 559/2012

Íntegra da proposta