Política e Administração Pública

Relator de MP defende flexibilização das licitações do PAC

05/06/2012 - 17:38  

O relator da Medida Provisória 559/12, deputado Pedro Uczai (PT-SC), defendeu a ampliação das regras especiais de licitação da Copa e das Olimpíadas, o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do sistema público de ensino. A medida será incluída por ele no seu parecer sobre a MP, que será lido em instantes.

Segundo o deputado, o RDC é uma forma moderna de licitação, que deve ser ampliada para outros setores estratégicos. “O RDC evita conluio, superfaturamento e aditivos. Uma só empresa vai fazer o projeto básico e a obra em si, sem aditivos. Hoje, uma empresa faz o projeto, a outra faz a obra e, depois, percebem-se problemas no projeto que forçam a realização de aditivos.”

Essa será a segunda tentativa de votação da ampliação do RDC, incluído também na MP 556/11, que não foi votada pelo Congresso e perdeu a vigência.

A ampliação do RDC sofre críticas da oposição, que quer adiar o começo da discussão da MP, por meio de obstrução. "A Lei de Licitações foi votada em 1993 para sanear a corrupção existente até então. E o governo, de forma açodada, quer rever essa lei e ampliar o RDC a toque de caixa", criticou o deputado Mendonça filho (DEM-PE).

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 559/2012

Íntegra da proposta