Política e Administração Pública

PSDB quer que Leréia explique suposta ligação com Cachoeira

02/05/2012 - 19:15  

Beto Oliveira
Bruno Araújo
Araújo: "O PSDB não vai jogar nada para debaixo do tapete".

O líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), disse nesta quarta-feira (2) que o partido vai cobrar esclarecimentos do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) sobre seu suposto envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira.

Escutas divulgadas nos últimos dias apontam que Leréia teria usado de suas prerrogativas como deputado para facilitar um visto internacional para a sogra de Cachoeira. Além disso, o parlamentar também teria feito compras pessoais no cartão de crédito do empresário acusado de ligação com o crime organizado.

Segundo Bruno Araújo, Leréia tem até a próxima semana para se defender das novas denúncias. “O partido não vai se omitir. O PSDB não vai jogar nada para debaixo do tapete e nós estamos pedindo ao deputado Lereia que faça uma conversa sobre todos os fatos relatados”.

Em 18 de abril, a assessoria de Leréia divulgou nota em que o deputado diz que é amigo de Cachoeira, mas que jamais intercedeu em licitação de interesse do empresário.  “Ressaltei ser amigo de longa data sem, no entanto, com isso, incorrer em quebra de decoro parlamentar”. O documento foi entregue à Corregedoria Parlamentar.

O líder tucano não excluiu a possibilidade de exclusão de Leréia do partido, porém disse que qualquer decisão só será tomada após a nova defesa do deputado.

Investigação ampla
Ainda hoje, o presidente da Câmara, Marco Maia, voltou a afirmar que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira deve investigar o maior número possível de pessoas que estejam sob suspeita de envolvimento com o contraventor. “A relação de contatos de Cachoeira é inacreditável e envolve todos os poderes, agentes privados, em diversos níveis. Temos é que ter certeza de que a comissão irá investigar a fundo cada caso”, disse.

Apesar da mobilização em torno da CPMI do Cachoeira, Marco Maia assegurou que a comissão não irá atrapalhar as votações na Câmara: “Vamos continuar trabalhando normalmente. Não há nenhum impacto do trabalho da CPI no trabalho que vamos realizar nas próximas semanas na Câmara”.

* Matéria atualizada às 19h54.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.