Política e Administração Pública

CPMI do Cachoeira solicitará inquéritos das operações Vegas e Monte Carlo

Comissão foi instalada na manhã desta quarta-feira.

25/04/2012 - 14:12  

Saulo Cruz
Dep. Íris De Araújo (PMDB/GO)
A CPMI já recebeu mais de 150 requerimentos de convocações e documentos.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as relações entre o contraventor Carlinhos Cachoeira e agentes públicos e privados foi instalada na manhã desta quarta-feira (25) e aprovou requerimentos solicitando os inquéritos das operações Vegas e Monte Carlo da Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal, à Procuradoria Geral da República e à PF.

O relator da CPMI, deputado Odair Cunha (PT-MG), apresentará à comissão uma proposta de plano de trabalho em reunião na próxima quarta-feira (2/5), às 14h30. Segundo o presidente da CPMI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), a reunião também escolherá o vice-presidente do colegiado, de forma “harmônica” entre os partidos. A intenção do presidente é marcar as reuniões da CPMI sempre para as terças, quartas e quintas-feiras à tarde.

De acordo com Cunha, a prioridade no plano será a análise dos documentos das operações da PF que envolvem Cachoeira. “Uma questão central é garantir que a análise dos documentos seja feita previamente à convocação de pessoas”.

O relator adiantou, porém, que a CPMI poderá ouvir o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e os delegados da PF que conduziram os inquéritos das operações Monte Carlo e Vegas. Segundo Odair Cunha, a medida, sugerida pelo senador Fernando Collor (PTB-AL), é “justa e necessária”. Já foram apresentados  mais de 150 requerimentos de convocação de depoentes e de requisição de documentos. Os requerimentos, no entanto, ainda precisam ser aprovados pela CPMI.

Em nota lida pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR), o deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ) se dispôs a prestar esclarecimentos à CPMI sobre sua relação com Carlinhos Cachoeira. Ele se licenciou do partido após ser acusado de ter recebido dinheiro emprestado de contraventor.

A eleição de Vital do Rêgo como presidente e Odair Cunha como relator ocorreu logo após a instalação da CPMI. “É minha intenção dirigir os trabalhos da comissão de maneira isenta, acima de interesses partidários e de grupos”, disse o senador em seu discurso de posse.

Sub-relatorias
Parlamentares discordaram sobre a necessidade de criar sub-relatorias para a CPMI. O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) afirmou que a divisão de trabalhos facilitaria as investigações. “A criação de sub-relatorias, longe de criar sistema de vazamento, cria sistema para subsidiar o relator”, disse Sampaio em resposta às argumentações de Vital do Rêgo e Odair Cunha de que a existência de sub-relatorias “facilitaria o vazamento” de documentos sigilosos.

Para o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a divisão de trabalho poderia esvaziar a relatoria de Cunha. “Este não é o momento. Nem discutimos o nosso roteiro de trabalho”, alegou. Teixeira aventou a possibilidade de a questão ser revista em um segundo momento se o volume de documentos a ser analisados for muito grande.

Segundo o relator, não é necessária a criação formal de sub-relatorias e cada parlamentar pode ser um sub-relator ou correlator. “Terei a responsabilidade de coordenar os trabalhos, mas contarei com os demais para a empreitada”, disse.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.