Política e Administração Pública

PT indica Odair Cunha para a relatoria da CPMI do Cachoeira

24/04/2012 - 12:31  

Reinaldo Ferrigno
Odair Cunha
O relator da CPMI, deputado Odair Cunha.

O PT indicou o deputado Odair Cunha (MG) para ser o relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar o caso Cachoeira. A indicação foi feita nesta manhã, poucas horas antes do prazo final. Por ter a maior bancada na Câmara, além do relator, o partido tem direito a outras cinco indicações: duas para titulares e três para suplentes.

Os petistas indicados como titulares foram os deputados Paulo Teixeira (SP) e Cândido Vaccarezza (SP), e para suplentes: Dr. Rosinha (PR), Sibá Machado (AC) e Luiz Sérgio (RJ). Paulo Teixeira afirmou que o eixo da investigação deverá ser “essa organização criminosa e seus tentáculos dentro do aparelho de Estado, que criam influência e acabam impedindo o País de realizar corretamente suas atividades”.

O relator Odair Cunha afirmou que a sua expectativa é avançar no objetivo central da CPMI. "Queremos produzir uma investigação séria e serena, que realmente identifique esse poder paralelo instalado a partir das relações desse senhor, o Carlinhos Cachoeira", disse Cunha. "E que a gente termine, de verdade, identificando e jogando luz nesse submundo", completou.

Sobre um possível envolvimento de integrantes do governo com Cachoeira, o relator disse que o importante é deixar claro que o foco está no empresário de jogos de azar e nas suas relações, e não no Palácio do Planalto: "Se no curso dos trabalhos aparecerem indícios e provas, nós vamos fazer a investigação doa a quem doer."

Cunha afirmou que deverá se reunir em breve com o presidente da CPMI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), para definir um roteiro de trabalho. O relator preferiu não adiantar os nomes dos primeiros convocados a prestarem esclarecimentos à CPMI: "A decisão sobre quem serão os primeiros convocados vai ser tomada a partir da análise dos documentos colocados à disposição da CPMI."

Nomes

O anúncio oficial dos membros da CPMI está marcado para esta noite, em sessão do Congresso Nacional. A instalação está prevista para amanhã, quando serão eleitos o presidente e o vice-presidente da comissão.

A comissão será composta por 32 titulares - 16 deputados e 16 senadores - e igual número de suplentes. À composição prevista no requerimento de criação da CPMI (15 deputados e 15 senadores e seus respectivos suplentes) foram acrescidas, com base no Regimento do Congresso, duas vagas para as bancadas minoritárias (uma para o Senado e outra para a Câmara), que não alcançaram número suficiente para participar pelo cálculo da proporcionalidade.

(*) Matéria atualizada às 14h47.

Reportagem – Vera Morgado e Murilo Souza
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.