Política e Administração Pública

Partidos anunciam mobilização em torno de CPMI para investigar Cachoeira

O Senado já obteve 28 assinaturas necessárias para instalar a CPMI.

17/04/2012 - 18:08  

A suspeita de que a instalação de uma CPMI para investigar as relações do contraventor Carlos Cachoeira com agentes públicos e privados estaria sendo boicotada fez com que diversos partidos se reunissem, nesta terça-feira (17), para anunciar mobilizações em torno da coleta de assinaturas de apoio à investigação.

As legendas de oposição, por exemplo, realizaram nesta tarde um ato coletivo entre PSDB, DEM e PPS para registrar o “apoio integral” à CPI, conforme definiu o líder do PSDB, Bruno Araújo (PE). A promessa dos líderes oposicionistas é mobilizar toda a bancada no processo.

Juntas, as três legendas somam 91 deputados em exercício, pouco mais da metade das 171 assinaturas necessárias para a instalação na Câmara. As exceções admitidas são apenas de deputados que não vierem a Brasília nos próximos dias. Segundo o líder tucano no Senado, Alvaro Dias (PR), o Senado já obteve mais do que as 27 assinaturas necessárias.

Os oposicionistas acusam o governo de estar boicotando a instalação da CPI, supostamente com receio de as investigações trazerem dificuldades políticas para o governo federal. A situação é rechaçada pelo líder do PT, Jilmar Tatto (SP). Segundo ele, seu partido já coletou cerca de 60 assinaturas.

O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), também disse que o partido vai assinar “em peso” o pedido de criação da CPI, descartando rumores de que haveria um movimento governista para frear a criação da comissão de inquérito. "De nossa parte, cumpriremos o nosso dever, que é coletar as assinaturas do partido." O PMDB tem a segunda maior bancada da Câmara e também integra a base de apoio ao governo.

Reportagem - Rodrigo Bittar e Carol Siqueira
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.