Política e Administração Pública

Parlajovem abre inscrições para estudantes que serão deputados por uma semana

09/04/2012 - 19:37  

Os estudantes de escolas públicas ou particulares interessados na política do Brasil têm a chance de serem deputados por uma semana. O programa Parlajovem, Parlamento Jovem Brasil 2012, permite que os estudantes selecionados possam simular a jornada de trabalho dos deputados federais, passando por todas as etapas do processo legislativo.

As inscrições para participar do Parlajovem já estão abertas. O evento ocorre anualmente na Câmara e vai selecionar 78 jovens de todos os estados para virem a Brasília entre 24 e 28 de setembro. A participação é proporcional ao número de deputados e pode variar de 1 a 11 participantes por estado.

Podem participar estudantes entre 16 e 22 anos que estejam cursando o segundo ou o terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares. Para participar, o candidato deve apresentar uma sugestão de projeto de lei na diretoria da escola, juntamente com a ficha de inscrição.

O tema do projeto de lei deve estar relacionado com as áreas de agricultura, meio ambiente, saúde, segurança pública, economia, emprego ou defesa do consumidor. A seleção é feita pelas secretarias de educação estaduais.

O coordenador do Parlajovem, Frederico Almeida, destacou que a proposta é pedagógica, mas os projetos podem se transformar em lei. "Quando os projetos são aprovados na plenária final - geralmente são oito projetos dos 78 selecionados - eles são encaminhados para a Comissão de Legislação Participativa da Câmara, uma comissão real composta por deputados federais”, explica Almeida, ressaltando que, a partir daí, a comissão ou algum parlamentar pode transformar a sugestão em um projeto de lei, que será analisado pela Câmara.

O Parlajovem é realizado desde 2004 e alguns de seus participantes se engajaram no processo político nacional. Frederico Almeida destaca que muitos desses parlamentares jovens passaram a trabalhar com política. "Temos ex-participantes que foram eleitos vereadores, que trabalham com deputados federais, que estão trabalhando no Executivo. Então, realmente eles tomam gosto e acabam seguindo uma carreira pública."

Reportagem - Karla Alessandra/Rádio Câmara
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.