Política e Administração Pública

Newton Lima é o novo presidente da Comissão de Educação e Cultura

07/03/2012 - 15:35  

Arquivo/ Leonardo Prado
Newton Lima
Plano Nacional de Educação é prioridade para Newton Lima.

O deputado Newton Lima (PT-SP) é o novo presidente da Comissão de Educação e Cultura. A eleição foi realizada nesta quarta-feira (7). Os nomes dos três vice-presidentes do colegiado serão definidos em reunião na próxima semana.

O novo presidente destacou como prioridade acompanhar a tramitação do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10, do Executivo) em comissão especial e a implantação das metas previstas na proposta. “O grande desafio é concluir essa votação antes das eleições municipais, para que os novos prefeitos possam pautar suas ações”, disse.

Lima também mencionou a aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional (PL 7420/06) como fundamental para que o PNE se efetive nos estados e municípios. O novo presidente destacou que o colegiado deve ficar atento aos mecanismos de financiamento do ensino e apontou a valorização dos professores como outro ponto importante.

Na área da cultura, Lima destacou que a comissão deve acompanhar os projetos do Executivo de valorização da cultura e oferecer condições para que sejam implementados. “Vamos continuamente lutar para que os recursos da cultura sejam cada vez mais incrementados”, afirmou.

Biografia
Newton Lima está em seu primeiro mandato como deputado federal. Foi prefeito de São Carlos por dois mandatos consecutivos (2001-2008); professor universitário foi reitor da Universidade de São Carlos e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Na Câmara, foi titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e participa da comissão especial que discute o PNE.

Confira a lista dos novos presidentes das comissões permanentes.

* Matéria atualizada às 17h06.

Reportagem - Rachel Librelon
Edição - Marcelo Oliveira

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7420/2006

Íntegra da proposta