Política e Administração Pública

Raimundo Gomes de Matos assume comando da Comissão de Agricultura

07/03/2012 - 15:13  

Saulo Cruz
Raimundo Gomes de Matos
Gomes de Matos defende melhoria em infraestrutura para escoar produção..

O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) foi eleito nesta quarta-feira (7) presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O 1º vice-presidente do colegiado será o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT); e o 2º vice, o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG). O 3º vice-presidente ainda não foi indicado.

O novo presidente disse que vai estabelecer um canal de diálogo com os segmentos ligados à agricultura para definir uma pauta de votações que fortaleça as cadeias produtivas. Segundo ele, a comissão deve seguir o ritmo vivido pela agricultura brasileira, que, em 2011, cresceu acima da indústria e do setor de serviços.“O agronegócio é um dos grandes responsáveis pelo PIB e precisamos buscar esses parceiros, a fim de dinamizar o processo legislativo e fortalecer todos os agentes”, afirmou.

Para Gomes de Matos, o País precisa se voltar mais para o setor, de modo a aproveitar as vantagens comparativas na área. Entre as medidas que poderiam ser tomadas, conforme ele, está a desoneração de cadeias produtivas. O parlamentar também defendeu a prioridade na infraestrutura, para facilitar o escoamento da produção brasileira. “Imagine se tivéssemos um PAC da agricultura. Fortaleceríamos ainda mais um setor que vem dando certo”, argumentou.

Biografia
O médico Raimundo Gomes de Matos está em seu quinto mandato parlamentar consecutivo. Ele também foi vice-prefeito (1983-1988) e prefeito da cidade cearense de Maranguape (1989-1992) e trabalhou no Governo do Estado do Ceará como secretário de Ação Social (2003-2006).

Vice-líder da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados, o parlamentar foi, nesta legislatura, titular na Comissão de Seguridade Social e Família; e suplente na Comissão de Agricultura. O deputado é também presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias e vice-presidente da comissão especial que trata do tema.

Confira a lista dos novos presidentes das comissões permanentes.

* Matéria atualizada às 19h48.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcelo Oliveira

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.