Política e Administração Pública

Câmara recebe doação de US$ 305 mil do Banco Mundial para projetos de gênero

07/03/2012 - 13:54  

Rodolfo Stuckert
Assinatura do acordo de cooperação entre Câmara dos Deputados e Banco Mundial
Elcione Barbalho e Marco Maia na assinatura de acordo com o Banco Mundial.

A Câmara assinou nesta quarta-feira (7) acordo de cooperação com o Banco Mundial (Bird) para o desenvolvimento de três projetos voltados à defesa dos interesses de gênero, coordenados pela Procuradoria Especial da Mulher.

O banco doou 305,5 mil dólares à Câmara (cerca de R$ 538 mil). Os recursos vão financiar a elaboração do planejamento estratégico da procuradoria; a criação de um banco de dados para monitoramento de projetos de gênero na Câmara; e a criação de um curso de formação em gênero voltado para o Legislativo.

Durante a cerimônia de assinatura do acordo, a procuradora-geral, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), afirmou que a doação ajudará na consolidação da procuradoria como um “espaço para as mulheres”. “Nenhum dos projetos começará do zero. A Câmara dará uma enorme contrapartida”, disse. Segundo Elcione, os recursos serão administrados pela Casa, que os repassará à procuradoria conforme a necessidade.

“Vamos prestar contas, realizar as atividades e transformar a ação em um exemplo para outros parlamentos do mundo”, disse o presidente da Câmara, Marco Maia, que participou da cerimônia.

Criada em 2009, a Procuradoria da Mulher tem a finalidade de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra as mulheres. Elcione destacou o trabalho de descentralização das atividades da Procuradoria nos últimos meses, a partir do envolvimento de deputadas estaduais e vereadoras no processo.

Redução da pobreza
O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Mahktar Diop, disse que a redução da pobreza passa pela diminuição das desigualdades de gênero. “Essa igualdade é importante para o desenvolvimento de um país no longo prazo.”

O relatório Igualdade de Gênero e Desenvolvimento, apresentado na terça-feira (6) pelo Banco Mundial na Câmara, apontou, pela primeira vez, que desigualdades de gêneros trazem prejuízos econômicos aos países. O estudo mostra que a produtividade de um país pode subir em até 25% apenas com a eliminação das desigualdades no emprego.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.