Política e Administração Pública

Frente vai alterar texto para garantir voto aberto só em decisões do Conselho de Ética

14/12/2011 - 15:42  

Deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto, reunidos com o presidente da Câmara, Marco Maia, decidiram reformular a proposta para que o voto seja aberto somente nos processos do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

As divergências que impediam a votação da Proposta de Emenda à Constituição 349/01, que acaba com o voto secreto no Legislativo, são quanto a vetos e decisões da Mesa Diretora. Com a alteração, Maia se comprometeu a articular um acordo com os líderes partidários para que o novo texto seja votado no início do ano que vem.

O voto secreto hoje inclui deliberações sobre processos de perda de mandato, eleição da Mesa, análise de veto presidencial e escolha de conselheiros do Tribunal de Contas da União (TCU).

A Frente Parlamentar promoveu manifestação nesta manhã no Congresso Nacional. Centenas de balões brancos com inscrições pela aprovação da proposta foram lançados no Salão Verde da Câmara.

O deputado Ivan Valente (Psol-SP), que participou da reunião, assinalou que a manifestação da frente surtiu o efeito esperado, que é o compromisso do presidente da Câmara de incluir a proposta na pauta do Plenário.

Matéria atualizada às 19h35.

Reportagem - Geórgia Moraes/ Rádio Câmara
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.