Política e Administração Pública

Câmara e Senado lançam biografia de JK

12/12/2011 - 20:43  

Veja a reportagem da TV Câmara sobre a biografia de JK.

A Câmara e o Senado lançaram nesta semana o livro "Biografia Concisa de JK - Sonho e glória, amor e dor", de autoria de Ronaldo Costa Couto e coedição das duas Casas legislativas. O livro faz um resgaste histórico da carreira política e da vida do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

A obra reúne relatos de pessoas que presenciaram a vida do mineiro de Diamantina que mudou a história do Brasil rural. JK construiu Brasília, desencadeou a marcha para o interior, impulsionou a economia brasileira com a implantação da indústria automobilística e ampliou a infraestrutura com a construção de hidrelétricas, rodovias e ferrovias.

Ronaldo Costa Couto já havia lançado o livro “Brasília Kubitschek de Oliveira”. Ele relata que, nesta nova obra, há depoimentos inéditos de fatos pouco conhecidos do ex-presidente. Segundo o autor, uma das revelações mais impressionantes é o de Maria Lúcia Berengues, secretária de JK no exílio, em Paris. Ela contou que Juscelino chegou a pensar em se suicidar se não pudesse voltar ao Brasil.

*Matéria atualizada em 14/12.

Reportagem – Sandra Amaral/TV Câmara
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.