Política e Administração Pública

Pedido do PSDB para convocação de Fernando Pimentel é rejeitado

07/12/2011 - 14:47  

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara rejeitou nesta quarta-feira (7) requerimento de deputados do PSDB que pediam a convocação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, para prestar esclarecimentos ao colegiado sobre suas atividades de consultoria anteriores à posse no ministério.

Reportagens publicadas na imprensa afirmam que o ministro recebeu cerca de R$ 2 milhões por essas atividades entre 2009 e 2010. E uma das empresas assessoradas teria sido contratada mais tarde pela prefeitura de Belo Horizonte. O ministro foi prefeito da capital mineira até 2008.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2011/12/rdflash20111207-SM-0023-wma-028.wma' _fcksavedurl='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2011/12/rdflash20111207-SM-0023-wma-028.wma'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça reportagem da Rádio Câmara sobre a rejeição da convocação.

O deputado Miguel Corrêa (PT-MG) disse que a empresa em questão foi inabilitada pela prefeitura, mas acabou sendo contratada por determinação judicial. Corrêa também explicou que as atividades privadas de Fernando Pimentel, anteriores ao cargo de ministro, não deveriam ser objeto de investigação, a menos que fossem ilegais.

O parlamentar também não vê problemas nos valores pagos pelas companhias assessoradas: "Em relação a valores, cada um cobra o que quiser e o mercado paga ou não. Quem decide se é caro ou barato e se deve pagar ou não é o mercado. Ele [Pimentel] realmente tinha uma relação muito vasta empresarial".

Oposição
O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), que propôs a convocação do ministro em conjunto com o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), defendeu, entretanto, que os homens públicos devem estar sempre prontos para dar explicações conforme preconiza a lei: "É a conduta pública e privada. Não pode pairar a menor suspeição num ministro de Estado. Essa autoridade não pode auferir benefícios pessoais, materiais ou financeiros utilizando do seu cargo ou do seu relacionamento em cima de tráfico de influência".

De qualquer forma, o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), protocolou um requerimento de informações sobre o caso do ministro Fernando Pimentel junto à Mesa da Câmara.

Fernando Bezerra
A comissão também rejeitou requerimento de convocação do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para dar explicações sobre suposto abandono das obras de transposição do Rio São Francisco. Duarte Nogueira contou que o próprio ministro havia feito contato com ele dispondo-se a comparecer ao colegiado após o recesso.

Os deputados da base governista, porém, queriam que o ministro pudesse comparecer à comissão de maneira espontânea e rejeitaram o requerimento de convocação.

Ana de Hollanda
Por fim, foi rejeitado requerimento para convocação da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, a fim de dar explicações sobre a destinação de R$ 12 milhões para a realização do Rock in Rio. Segundo o deputado Edson Santos (PT-RJ), houve apenas a autorização para que esse dinheiro fosse captado pela iniciativa privada dentro do programa de incentivos fiscais do governo.

Reportagem – Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.