Política e Administração Pública

Agenda da semana

21/11/2011 - 07:50  

A previsão de cobertura jornalística só estará disponível na Agenda do Dia.

SEGUNDA-FEIRA (21)

10 horas
Sessão Solene

Homenagem aos 150 anos da Caixa Econômica Federal.
Plenário Ulysses Guimarães

14 horas
Plenário

Sessão de debates.
Plenário Ulysses Guimarães

TERÇA-FEIRA (22)

9 horas
Votações em Plenário

O segundo turno da PEC 61/11, que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU), é o destaque da próxima semana no Plenário, cuja pauta de sessões ordinárias está trancada por cinco medidas provisórias e um projeto de lei do Executivo (PL 1992/07) com urgência constitucional.
Plenário Ulysses Guimarães

9h30
Comissão de Seguridade Social e Família

Audiência pública sobre o PL 174/11, que institui o Plano Nacional de Abastecimento de Hortigranjeiros (Planhort), com a finalidade de promover o desenvolvimento integrado da produção, da comercialização e do consumo de hortaliças, frutas, alimentos naturais e pescados, além de flores e plantas ornamentais e medicinais.
Foram convidados, entre outros, os ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho; e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Evangevaldo dos Santos; e o representante da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento, Jusmar Chaves.
Plenário 7

10 horas
Sessão Solene

Homenagem aos 150 anos do nascimento de Cruz e Sousa.
Plenário Ulysses Guimarães

10 horas
Agência Câmara de Notícias

Bate-papo transmitido pela internet (www.camara.gov.br/agencia/) com a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), sobre o Projeto de Lei 6297/05, que permite a inclusão de parceiro homossexual entre os dependentes de funcionário público da União – para possibilitar o recebimento de pensão – ou de segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta altera a Lei de Benefícios da Previdência Social (8.213/91).

11 horas
Consultoria Legislativa

Abertura da Exposição “40 anos da Consultoria Legislativa”.
Hall da Taquigrafia

14 horas
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional

Audiência pública sobre as ações do grupo de trabalho para o desenvolvimento da construção naval e navegação fluvial na Amazônia.
Foram convidados, entre outros, representantes da Secretaria Especial de Portos; da Secretaria de Fomento para Ações em Transporte, do Ministério dos Transportes; e da Casa Civil da Presidência da República.
Plenário a definir

14 horas
Comissão de Educação e Cultura

Audiência pública para discutir as políticas públicas da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura.
Foram convidados, entre outros, a secretária da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Sousa Leitão; o presidente do CNPq, Glaucios Oliva; e o gerente de estudos do Departamento Regional do SESC/SP, Marta Raquel Colabone.
Plenário 10

14 horas
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado

Audiência pública para discutir os objetivos e as iniciativas propostas pelo Governo Federal para a política de segurança pública no âmbito do Plano Plurianual (PPA 2012 -2015) e os recursos previstos para a área contidos no Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2012.
Foram convidados o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso; o assessor Político do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Pública, Alexandre Ciconello; a diretora colegiada do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), Guacira de Oliveira; e a assessora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, Silvia Ramos.
Plenário a definir

14 horas
Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática

Discussão e votação de sugestões de emendas a serem apresentadas pela comissão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2012 - PL 28/11).
Plenário 13

14 horas
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

Subcomissão destinada a analisar e propor medidas sobre o processo de aquisição de áreas rurais e sua utilização, no Brasil, por pessoas físicas e jurídicas estrangeiras.
Discussão e votação das atas dos dias 28/09 e 26/10; e 9/11; e discussão e votação do relatório do deputado Beto Faro (PT-PA).
Plenário 6

14 horas
Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas

Lançamento da frente e da pesquisa “Índios do Brasil: demanda dos povos indígenas e percepções da opinião pública”, da Fundação Perceu Abramo.
Salão Nobre

14 horas
Frente Parlamentar Mista da Saúde

Ato público com representantes de entidades ligadas ao setor da saúde em favor dos 10% da União para o SUS.
Plenário 9 da Ala Alexandre Costa, no Senado

14h30
Comissão de Finanças e Tributação

Audiência pública sobre o PL 7216/10, que devolve a condição de anistiado político a 495 ex-militares da Aeronáutica.
Foram convidados o secretário de Governo de Pernambuco, Maurício Rands; a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; o presidente da Comissão de Anistia e secretário Nacional de Justiça, Paulo Abraão Pires; a ministra da Secretaria de
Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; e o presidente da OAB, Ophir Cavalcante.
Plenário a definir

14h30
Comissão de Seguridade Social e Família

Audiência pública sobre o PL 1738/11, que torna obrigatória a vacinação anual de cães e gatos contra a leishmaniose em todo o território nacional.
Foram convidados, entre outros, o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Carlos Henrique Costa; o coordenador geral sobre Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, José Ricardo Marins; e o mestre em Medicina Veterinária Preventiva e Epidemiologia, Vítor Márcio Ribeiro.
Plenário 7

14h30
Comissão de Seguridade Social e Família

Subcomissão especial sobre o uso de agrotóxicos e suas consequências à saúde.
Apreciação do relatório da subcomissão.
Local a definir

14h30
Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas

Audiência pública som o subsecretário de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais, Cloves Benevides; e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.
Plenário 11

14h30
Comissão Especial de Educação sem Uso de Castigos Corporais

Audiência pública sobre a prática de castigos corporais ou de tratamentos degradantes empregados na educação de crianças e adolescentes no País; e votação de requerimentos.
Foram convidados, entre outros, o voluntário da ONG Parábola, Renato Martins; e os estudantes Danuza de Freitas, Érica Moraes, Layane Silva, e Lucas Mateus da Silva.
Plenário 14

14h30
Comissão Especial sobre a Estrada do Parque Nacional do Iguaçu

Audiência pública e votação de requerimentos.
Foram convidados, entre outros, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Álvaro Eduardo Junqueira; e o ex-deputado estadual do Paraná, Gernote Gilberto Kirinus.
Plenário 8

14h30
Comissão Especial do Novo Código de Processo Civil

Audiência pública.
Foram convidados, entre outros, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Gabriel de Jesus Tedesco Wedy; o presidente do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, Allan Titonelli Nunes; e o presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais, Evandro de Castro Bastos.
Plenário 5

14h30
Comissão Especial da Reforma Política

Discussão e votação do parecer do relator, deputado Henrique Fontana (PT-RS).
Plenário 4

14h30
Comissão Especial das Copas do Mundo e das Confederações

Audiência pública e reunião ordinária
Foi convidado para audiência um representante do Ministério das Relações Exteriores, para discutir projeto da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014.
Local a definir

14h30
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

Discussão e votação de emendas a serem apresentadas pela comissão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2012 - PL 28/11); e votação de projetos e requerimentos.
Plenário 1

14h30
Comissão Mista de Orçamento

Votação de de requerimentos, relatórios, avisos, ofícios e mensagens.
Plenário 2

15 horas
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

Audiência pública para discutir as ações e estudos para identificação e delimitação da terra indígena Karitiana, localizada nos municípios de Porto Velho e de Candeias do Jamarai (RO); relatar os fatos ocorridos no momento da demarcação da reserva indígena Uirapuru, no município de Campos de Júlio (MT); debater o surto de beribéri nas etnias Macuxi, Angaricó e Wapixana (RO) e a situação das demarcações das reservas indígenas em todo o País.
Foi convidado o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Plenário 6

15 horas
Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática

Audiência pública sobre a prática de subconcessão, arrendamento ou alienação a terceiros, promovida por concessionários de serviços públicos de radiodifusão sonora e de sons e imagens sem a autorização competente.
Foram convidados o professor de Direito da USP Fábio Comparato; o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Emanuel Carneiro; e o diretor-executivo da Associação Brasileira de Radiodifusores, Flávio Resende.
Plenário 13

15 horas
Comissão de Educação e Cultura; e Frente Parlamentar Mista da Educação do Congresso Nacional

Seminário Internacional sobre Meditação Transcendental na Educação: a busca da melhoria do rendimento escolar e da criação de uma cultura de paz nas escolas e no
meio social.
Foram convidados a professora de Meditação Transcendental, Janine Decot Robertson; o diretor de Expansão da Maharishi School/Inglaterra, Richard Scott; e o professor de Meditação Transcendental e diretor da Fundação David Lynch no Brasil, Joan Roura.
Auditório da TV Câmara

15 horas
Comissão de Defesa do Consumidor

Audiência pública sobre as constantes queixas de consumidores relativas à prestação de serviços das operadoras de telecomunicação.
Foram convidados, entre outros, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva; a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Juliana Pereira da Silva; e o presidente da Anatel, João Rezende.
Plenário a definir

15 horas
Comissão de Desenvolvimento Urbano

Discussão e votação de sugestões de emendas a serem apresentadas pela comissão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2012 - PL 28/11).
Plenário a definir

15 horas
Comissão de Legislação Participativa

Votação de requerimento e sugestões
Plenário 9

16 horas
Votações em Plenário

Entre as MPs da pauta, pode ser votada a 542/11, que altera os limites do Parque Nacional dos Campos Amazônicos, do Parque Nacional da Amazônia e do Parque Nacional Mapinguari, localizados nas regiões Norte e Centro-Oeste.
Plenário Ulysses Guimarães

16h30
Comissão de Minas e Energia

Subcomissão permanente de desenvolvimento das energias alternativas e renováveis no Brasil
Votação de requerimento
Sala da Presidência da Comissão

17 horas
Câmara de Negociação de Desenvolvimento Econômico e Social

Reunião para debater o tema “Terceirização”.
Plenário 8

18 horas
Comissão Mista de Orçamento

Votação de de requerimentos, relatórios, avisos, ofícios e mensagens.
Plenário 2

QUARTA-FEIRA (23)

9 horas
Votações em Plenário

Proposições remanescentes da sessão anterior.
Plenário Ulysses Guimarães

9 horas
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle

Discussão e votação de emendas a serem apresentadas pela comissão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2012 - PL 28/11).
Plenário 9

9 horas
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 5

9h30
Comissão de Defesa do Consumidor

Discussão e votação de emendas a serem apresentadas pela comissão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2012 - PL 28/11).
Plenário 8

9h30
Comissão de Seguridade Social e Família

Discussão e votação de emendas a serem apresentadas pela comissão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2012 - PL 28/11); votação do relatório da Subcomissão especial destinada a tratar do financiamento, reestruturação, organização e funcionamento do SUS; e votação de projetos e requerimentos.
Plenário 7

9h30
Comissão de Finanças e Tributação

Discussão e votação de emendas a serem apresentadas pela comissão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2012 - PL 28/11).
Plenário 4

10 horas
Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público

Palestra: “Pesquisa comparativa Brasil/Alemanha no campo das relações do trabalho”.
Foram convidados o professor de Relações do Trabalho da USP José Pastore; e os professores do Instituto de Estudos do Trabalho de Bonn, na Alemanha, Werner Eichhorst e Paul Marx.
Plenário 10

10 horas
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 6

10 horas
Comissão de Educação e Cultura

Discussão e votação de emendas a serem apresentadas pela comissão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2012 - PL 28/11).
Plenário 12

10 horas
Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

Discussão e votação de emendas a serem apresentadas pela comissão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2012 - PL 28/11); e votação de projetos e requerimentos.
Plenário 3

10 horas
Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 13

10 horas
Comissão de Desenvolvimento Urbano

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 16

10 horas
Comissão de Viação e Transportes

Discussão e votação de emendas a serem apresentadas pela comissão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2012 - PL 28/11); e votação de projetos e requerimentos.
Plenário 11

10 horas
Comissão de Minas e Energia

Discussão e votação de emendas a serem apresentadas pela comissão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2012 - PL 28/11); e votação de projetos e requerimentos.
Plenário 14

10 horas
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Discussão e votação de emendas a serem apresentadas pela comissão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2012 - PL 28/11); e votação de projetos e requerimentos.
Plenário 2

10 horas
Comissão de Defesa do Consumidor

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 8

10 horas
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 15

10h30
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle

Audiência pública com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir a eventual interferência do Governo na empresa Vale e o aumento nas alíquotas de IPI, incidentes sobre alguns veículos importados comercializados no Brasil.
Plenário a definir

10h30
Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público

Discussão e votação de emendas a serem apresentadas pela comissão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2012 - PL 28/11); e votação de projetos e requerimentos.
Plenário 10

10h30
Comissão de Finanças e Tributação

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 4

11 horas
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional

Audiência pública para discutir a situação do plano de uso da Reserva Verde Para Sempre na região do Xingu (Resex).
Foram convidados, entre outros, representantes da Polícia Federal; o diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial de Unidade de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Paulo Maier; e o prefeito de Porto de Móz (PA), Rosibergue Campos
Plenário 15

11 horas
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio

Audiência pública para discutir as razões que levam o carro brasileiro a ser o mais caro do mundo.
Foram convidados, entre outros, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antônio Henrique Silveira; e o primeiro vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Luiz Moan Yabiku Junior.
Plenário 5

11 horas
Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

Audiência pública com o ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt, para discutir a situação atual dos aeroportos internacionais do Brasil.
Plenário 3

11 horas
Comissão de Educação e Cultura

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 10

13 horas
Comissões de Legislação Participativa; de Direitos Humanos e Minorias; e de Educação e Cultura

Seminário: “Plano Nacional de Educação - Mobilização Nacional por uma Educação Sem Homofobia”.
Plenário 3

14 horas
Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas

Audiência pública para debater o tema: “Intensificação dos desastres naturais: defesa civil e áreas de risco geológico”.
Foram convidados o senador Casildo Maldaner; o deputado Glauber Braga (PSB-RJ); e representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia.
Plenário 9 da Ala Alexandre Costa, no Senado

14 horas
Comissão de Direitos Humanos e Minorias

Audiência pública sobre o tema: “Tolerância religiosa e respeito às comunidades de terreiro: como garantir o cumprimento da Constituição Federal”.
Plenário 9

14 horas
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado

Discussão e votação de emendas a serem apresentadas pela comissão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2012 - PL 28/11).
Plenário 6

14 horas
Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica

Reunião com o pesquisador da Coppe/UFRJ e um dos idealizadores do Maglev Cobra, veículo que está sendo desenvolvido no Laboratório de Aplicações de Supercondutores (LASUP) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, engenheiro elétrico Richard M.Stephan.
Sala de Reuniões da Mesa

14h30
Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Leitura, discussão e votação da Consulta 21/11, da presidência da Câmara, referente à Questão de Ordem 111/11, do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), que indaga se a ilegalidade ou o crime cometido por parlamentares antes do mandato contamina o exercício do mandato.
Plenário 15

14h30
Comissão Especial do Novo Código de Processo Civil

Audiência pública e votação de requerimentos.
Foram convidados, entre outros, a ministra do STJ Fátima Nancy Andrighy; o desembargador do Tribunal Federal da 5ª Região, Marcelo Navarro; e o professor de Teoria Geral do Processo e Direito Processual Civil da USP Antônio Cláudio Machado.
Plenário 16

14h30
Comissão Especial sobre o Plano Nacional de Educação

Apresentação do parecer do relator, dep. Angelo Vanhoni (PDT-TO).
Plenário 10

14h30
Comissão Especial sobre Trabalho Terceirizado

Discussão e votação do relatório do dep. Roberto Santiago(PSD-SP).
Local a definir

15 horas
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle

Audiência pública com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para discutir assuntos referentes ao ENEM.
Plenário a definir

15 horas
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 6

16 horas
Votações em Plenário

Proposições remanescentes da sessão anterior.
Plenário Ulysses Guimarães

16 horas
Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura; Comissão de Educação e Cultura, da Câmara; e Comissão de Educação, Cultura e Esportes, do Senado.

Ato público em defesa do orçamento da cultura.
Auditório da TV Câmara

16h30
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado

Audiência pública sobre o controle da utilização de embalagens plásticas (polímeros) e a destinação do lixo derivado das embalagens que não possuem tecnologia de biodegradação e cuja utilização pode ser caracterizada como crime ambiental.
Foram convidados, entre outros, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Georges Bonduki; o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Sussumu Honda; e o diretor Internacional da Limagrain Céréales Ingrédients, Claude Gagnol.
Plenário 6

QUINTA-FEIRA (24)

9 horas
Votações em Plenário

Proposições remanescentes da sessão anterior.
Plenário Ulysses Guimarães

9 horas
Comissão de Desenvolvimento Urbano

Seminário: “A situação dos municípios periurbanos e a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
Foram convidados, entre outros, a assessora do Programa de Cooperação da União Europeia, Ana Almeida; e representantes do Ministério das Cidades; e do Fórum Nacional de Reforma Urbana.
Plenário a definir

9h30
Comissão de Seguridade Social e Família

Audiência Pública sobre o Programa Brasil sem Miséria e sobre o Sistema Único de Assistência Social.
Foi convidada a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
Plenário 7

10 horas
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Audiência pública para discutir sobre a criação de um Grupo de Trabalho com foco no licenciamento ambiental da Usina Nuclear de Angra II.
Foram convidados, entre outros, o presidente do Ibama, Curt Trennepohl; o procurador da República no município de Angra dos Reis (RJ), Ricardo Martins Baptista; e o assistente da Presidência da Eletrobrás Termonuclear, Leonam Guimarães.
Plenário 8

10 horas
Comissão de Educação e Cultura

Audiência pública sobre o tema: "Dia Nacional da Consciência Negra: aspectos culturais e educacionais relacionados ao tema”.
Foram convidados, entre outros, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Bairros; a secretária de Educação
Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Cláudia Pereira Dutra; e o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira Araújo.
Plenário 10

10 horas
Comissão Especial das Copas do Mundo e das Confederações

Seminário: “Lei Geral da Copa”.
Foram convidados, entre outros, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; e representantes do Comitê Gestor Estadual da Copa no DF; da Federação Brasiliense de Futebol; e do Procon/DF
Plenário a definir

10 horas
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 1

15 horas
Secretaria-Geral da Mesa

Ciclo de debates sobre qualidade legislativa.
Mesa-redonda sobre o tema: “Tendências em legística”.
Foram convidados, entre outros, o diretor-geral da Câmara, Rogério Ventura Teixeira; e o coordenador do grupo de pesquisa e extensão em Legística da Câmara, Cristiano Ferri.
Plenário 2

16 horas
Votações em Plenário

Proposições remanescentes da sessão anterior.
Plenário Ulysses Guimarães

SEXTA-FEIRA (25)

9 horas
Secretaria Geral da Mesa

Ciclo de Debates sobre Qualidade Legislativa
Oficina de aprendizagem em Legística, com a professora Fabiana de Menezes Soares, e os moderadores Cristiano Ferri, Nelson dos Santos Filho e Vera Cecília Mota.
Plenário 2

15 horas
Sessão Solene

Homenagem ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher.
Plenário Ulysses Guimarães

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.