Política e Administração Pública

Mesa decide dar posse a deputado de RO eleito em recontagem de votos

16/11/2011 - 13:51  

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira dar posse ao deputado Marcos Rogério da Silva Brito (PDT-RO) na vaga do deputado Lindomar Garçon (PV-RO), que perdeu o mandato em recontagem de votos feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado. O novo deputado poderá tomar posse ainda hoje, pois a decisão da Mesa tem efeito imediato.

O deputado Lindomar Garçon argumentou que foi prejudicado pela candidata Daniela Amorim, que fez parte da coligação pela qual ele concorreu. Ela deixou de recorrer à Justiça Eleitoral contra a impugnação do registro de sua candidatura com base na Lei da Ficha Limpa.

Com a desistência de Daniela Amorim, seus votos foram desconsiderados e houve mudança no coeficiente eleitoral, como explicou o corregedor  da Câmara, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE): "Foi uma recontagem porque uma candidata não recorreu na questão da Ficha Limpa, então seus votos não foram computados. Isso fez com que houvesse uma reformulação do resultado da eleição."

Eduardo da Fonte ressaltou que, apesar de ter perdido a vaga de deputado, Lindomar Garçon não teve problemas com a Justiça e não sofreu acusações com base na Lei da Ficha Limpa. Garçon havia recebido 34.938 votos.

(*) Matéria atualizada às 15h57.

Reportagem - Verônica Lima/ Rádio Câmara
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.