Política e Administração Pública

Novo PSD já tem a terceira maior bancada da Câmara

26/10/2011 - 18:57  

Beto Oliveira
Presidente Marco Maia cumprimenta Gilberto Kassab, durante encontro do PSD no Senado
Marco Maia cumprimentou o presidente do PSD, Gilberto Kassab (D), na apresentação do partido.

Na tarde desta quarta-feira, os integrantes do Partido Social Democrático (PSD) se reuniram no Congresso para apresentar os parlamentares da legenda. Na Câmara, o PSD conta com a terceira maior bancada  entre os partidos. A Secretaria-Geral da Mesa Diretora  já oficializou o ingresso de 52 deputados, mas o líder da legenda, deputado Guilherme Campos (SP), apresentou uma relação mais extensa, com 55 nomes. No Senado, o partido tem até agora um representante.

De acordo com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, em todo o País o número de filiados ultrapassa 150 mil. Kassab garantiu que a legenda irá se comportar como “um verdadeiro partido de centro”. “O PSD veio para convergir; jamais seremos governo por ser governo ou oposição por oposição, quem estiver de acordo com nossas posições terá o nosso apoio”, sustentou.

Guilherme Campos também adotou o discurso da independência. Segundo ele, a bancada da Câmara “votará sempre a favor do que for melhor para o País, com respeito às convicções e à história de cada integrante”.

Prioridades
Dentre as prioridades do PSD, o líder na Câmara destacou a busca por melhorias nos serviços públicos e na infraestrutura. O deputado também defendeu a aprovação do Projeto de Lei 1472/07, que prevê, em todas as transações comerciais, a impressão do valor aproximado dos impostos pagos pelo contribuinte na nota fiscal ou equivalente. “A proposta é importante para reforçar no contribuinte a ideia de que é pagador e, por isso, tem de exigir”, explicou Campos.

Durante a reunião do PSD, o presidente da Câmara, Marco Maia, disse que a legenda vai ajudar a consolidar um novo ideário para o Brasil. “Podemos até discutir as ideias do PSD, mas não sua vitalidade na vida politica brasileira”, ressaltou Maia. O presidente da Câmara sustentou, também, ter a convicção de que os integrantes do PSD resolveram entrar no partido por acreditar que ele será um instrumento importante para os avanços do País.

O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou que a legenda irá se somar aos esforços do atual governo “em favor das transformações em curso no Brasil”. Segundo ele, seus integrantes já manifestaram apoio, por exemplo, à reforma política. “Isso demonstra sintonia com projetos que o PT defende”, sentenciou.

Reclamação
O PSD também recebeu hoje seu primeiro questionamento na Justiça. O PPS ingressou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com ações para reaver os mandatos dos seus três deputados que migraram para a nova sigla – Geraldo Thadeu (MG), César Halum (TO) e Moreira Mendes (RO).

* Matéria atualizada no dia 27/10

Reportagem – Maria Neves
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.