Política e Administração Pública

Manifestantes fazem ato simbólico em favor da ética no Parlamento

28/09/2011 - 20:36  

Divulgação
Manifestação em frente ao Congresso Nacional pelo combate à corrupção.
Os manifestantes distribuíram vassouras verdes e amarelas aos deputados que apoiaram a iniciativa em favor de uma faxina na corrupção.

Manifestantes levaram, nesta quarta-feira, vassouras verdes e amarelas para a rampa de acesso do Congresso Nacional em um ato simbólico em favor da ética no Parlamento brasileiro. A iniciativa foi da organização não governamental Rio da Paz, que mais cedo havia colocado 594 vassouras no gramado em frente ao Congresso: soma dos 513 deputados com 81 senadores. Os manifestantes defenderam a aplicação da Lei da Ficha Limpa e o voto aberto de parlamentares.

Os manifestantes foram impedidos de entrar no Congresso Nacional, mas entregaram as vassouras aos parlamentares que foram dar apoio ao movimento. O presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção, deputado Francisco Praciano (PT-AM), elogiou a iniciativa e recebeu uma das vassouras.

"Eu achei lindo, uma belíssima de uma manifestação”, disse o parlamentar. “Acho que todos os deputados aqui deveriam receber simbolicamente essa vassoura, pelo menos aqueles que dizem: 'me dê a minha vassoura que eu vou fazer um pouco de limpeza, vou fazer a minha parte' ." A Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção foi instalada em abril deste ano e conta com a adesão de 205 deputados e 11 senadores.

Manifestação
Também nesta quarta-feira, integrantes da Frente de Combate à Corrupção realizaram manifestação no Salão Verde para sensibilizar deputados e senadores sobre a necessidade de votação de propostas com este objetivo. De acordo o deputado Francisco Praciano, existem mais de 100 proposições tramitando na Câmara e mais de 40 no Senado sobre o tema.

Entre outros pontos, os projetos defendidos pela Frente buscam dar mais rapidez aos processos judiciais de casos de corrupção e estabelecem maior transparência na liberação e aplicação de recursos públicos.

Fiscalização de contas
O presidente da Frente de Combate à Corrupção afirmou que além de sensibilizar os parlamentares, o grupo vai tentar realizar ações junto aos poderes Executivo e Judiciário. Francisco Praciano defende medidas como o fortalecimento dos tribunais de contas dos estados (TCEs) e dos ministérios públicos estaduais e federal.

"Nós temos que gastar dinheiro - chamamos isso até de um PAC da moralidade, é o PAC de combate à corrupção – dando maior estrutura funcional aos TCEs, ao Ministério Público Federal e dos estados”, explicou o deputado. “Precisamos de juízes especializados no combate à corrupção, também com estrutura."

O deputado Reguffe (PDT-DF), que também integra a Frente contra a Corrupção, afirmou que o movimento só será vitorioso se houver o apoio da sociedade. "Se eu acredito em alguma mudança, ela não vai partir da classe política, ela vai partir da sociedade civil organizada, que, protagonizando movimentos, pressiona os parlamentares, pressiona a classe política a ter uma postura diferente."

Reportagem – Renata Tôrres/Rádio Câmara
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.