Política e Administração Pública

Audiência discute documentário sobre precursor do movimento negro no País

20/09/2011 - 08:28  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza hoje audiência pública para lançamento e debate de documentário da TV Câmara sobre Abdias Nascimento, considerado um dos maiores ativistas do movimento negro no Brasil. Ex-senador e ex-deputado federal, Abdias Nascimento morreu em maio de 2011, aos 97 anos, no Rio de Janeiro.

Ao propor a audiência, a presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), ressaltou a atuação de Abdias nas áreas da cultura, da educação e dos direitos humanos. “Em 1944, Abdias criou o Teatro Experimental do Negro. Na época, foi uma iniciativa totalmente insólita que tentava promover a inclusão de atores, diretores e autores negros. Dessa experiência revolucionária sairiam grandes nomes da dramaturgia brasileira.”

“Como parlamentar, apresentou diversos projetos para reduzir a desigualdade racial. É dele o primeiro projeto de lei propondo ações compensatórias como políticas públicas de igualdade racial”, diz a deputada. “No cenário político, Abdias figura como um dos expoentes do PDT, vinculado ao partido e ao seu criador, Leonel Brizola, desde as primeiras conversas para criação da legenda, ainda no exílio.”

Foram convidados para a audiência:
- o cientista social Amauri Mendes Pereira, especialista em História da África;
- o coordenador-geral do Centro de Informação e Referência da Cultura Negra da Fundação Palmares, Carlos Moura;
- o diretor do documentário da TV Câmara, Fernando Bola;
- um representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

A audiência será realizada às 14h30, no Plenário 14.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.