Política e Administração Pública

Líder do governo diz que é contra voto aberto para processos de cassação

01/09/2011 - 13:11  

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse nesta quinta-feira que é contra a proposta de voto aberto em Plenário para processos de cassação. Para Vaccarezza, o voto precisa continuar secreto, pois essa é uma forma de evitar a pressão de grupos favoráveis ou contrários a cassações. “Não são os eleitores que vão pressionar, mas grupos que querem a cassação.”

No caso dos vetos presidenciais, que também são analisados pelo Congresso em votação secreta, Vaccarezza disse que o sigilo evita pressão do presidente da República. “Não acho democrático o voto aberto para tudo”, disse. Ele lembrou que o voto secreto existe no Congresso dos Estados Unidos e que as ditaduras costumam adotar o voto aberto, o que permitiria a repressão por parte de um ditador.

O líder do governo também comentou o “abraço fraterno” com que cumprimentou a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) no dia em que o Plenário rejeitou o pedido de cassação da parlamentar. Vaccarezza disse que é “contra a violência” e que teria cumprimentado qualquer pessoa nessa situação. Ele afirmou, no entanto, que não comemorou a absolvição da deputada.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.