Política e Administração Pública

Deputados do DF pedem cassação de Jaqueline

30/08/2011 - 19:17  

Os deputados Erika Kokay (PT-DF) e Reguffe (PDT-DF) defenderam há pouco a cassação da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), que foi flagrada em vídeo, gravado em 2006, recebendo dinheiro de Durval Barbosa, pivô do escândalo chamado de mensalão do DEM. Jaqueline alega que o fato ocorreu antes do início do mandato e que, portanto, não houve quebra de decoro.

À época na Câmara Legislativa do DF, Kokay e Reguffe participaram dos processos contra os deputados distritais envolvidos no escândalo. “Na época, discursei sobre o argumento de que uma ilicitude cometida antes do mandato, mas que teve reflexo na obtenção deste, deve sim ser objeto de punição por parte do Parlamento. Por uma questão de coerência, voto hoje da mesma forma que antes”, disse Reguffe.

Kokay também reclamou do argumento de Jaqueline. “A defesa não ousa entrar no mérito do ato corrupto de se apossar de recursos públicos e esquece que um ato indigno no passado continua indigno hoje, até porque ele só passou a ser conhecido este ano”, argumentou.

Voto secreto
O deputado Reguffe também classificou de absurdo o sigilo determinado pela Constituição aos processos de cassação parlamentar. “O eleitor tem sempre o direito de saber como seu representante vota. Faço um apelo para que essa regra mude, porque o voto secreto é a matriz da indústria da impunidade”.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.