Política e Administração Pública

Psol protocola representação contra Wagner Rossi na Comissão de Ética Pública

17/08/2011 - 12:46  

A bancada do Psol protocolou na terça-feira (16) representação contra o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, na Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Para os deputados do Psol, o ministro violou o Código de Ética da Alta Administração Federal por ter viajado em um avião pertencente à empresa Ourofino Agronegócios.

A representação é assinada pelo líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), e pelos deputados Ivan Valente (SP) e Jean Wyllys (RJ). No documento, os deputados citam reportagem de ontem do Correio Braziliense que informa que Rossi e seu filho, o deputado estadual Baleia Rossi (PMDB-SP), foram vistos por funcionários várias vezes embarcando e desembarcando do jatinho da Ourofino Agronegócios.

A reportagem também informa que a Ourofino – empresa com sede em Ribeirão Preto (SP), onde mora o ministro – recebeu autorização do Ministério da Agricultura para atuar no ramo de patentes e comercializar vacinas contra febre aftosa.

Para os parlamentares, a viagem do ministro fere o artigo 7º do Código de Ética da Alta Administração Federal. O artigo estabelece: “A autoridade pública não poderá receber salário ou qualquer outra remuneração de fonte privada em desacordo com a lei, nem receber transporte, hospedagem ou quaisquer favores de particulares de forma a permitir situação que possa gerar dúvida sobre a sua probidade ou honorabilidade”.

Em nota divulgada ontem à imprensa, Wagner Rossi disse ter usado o avião "em raras ocasiões", como "carona", mas negou que tivesse beneficiado a empresa. Rossi informou que o processo de autorização para a Ourofino Agronegócios produzir medicamento contra febre aftosa iniciou-se em setembro de 2006 e que a licença para abertura de fábrica pela empresa foi dada em março de 2009, quando ele ainda não era ministro.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.