Política e Administração Pública

Perfil dos entrevistados revela grande interesse pela Câmara

17/08/2011 - 09:19  

A pesquisa realizada pela Câmara entre os usuários do serviço 0800 revelou um alto nível de interesse dos entrevistados pelo trabalho dos deputados. De acordo com o levantamento, 72% acompanham os debates relativos à reforma política e 53,7% lembram em quem votaram para deputado federal nas eleições de 2010.

Para Jairo Nicolau, professor de Ciência Política da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e consultor da pesquisa, a “memória” do eleitor identificada pela pesquisa é “muito maior” que o normal da população pelo fato de o levantamento ter sido feito entre pessoas que, de certa forma, são interessadas no trabalho do Congresso, já que foram abordadas ao buscarem atendimento em um dos canais de interatividade da Câmara.

“Esse acompanhamento é relevante para o voto futuro, saber se o eleitor vai votar novamente no deputado que elegeu ou se vai mudar”, disse.

Em relação às características consideradas importantes pelo eleitor na hora de votar para deputado federal, a pesquisa identificou o desejo que o deputado represente os interesses de sua cidade ou bairro (89%); que pertença a um partido que apoie o governo federal (56,8%); e que seja de uma legenda “simpática” ao eleitor (56,3%). O fato de integrar sindicato, igreja ou qualquer outro grupo do interesse do eleitor foi considerado importante para 40,6% dos entrevistados.

“Essas informações poderiam ser úteis aos partidos na eventual composição de suas listas fechadas preordenadas. Atualmente a discussão em torno delas é muito restrita à alternância de gênero, mas há outros critérios importantes, como a questão regional”, disse Nicolau.

Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.