Política e Administração Pública

Plenário rejeita convocação de Palocci e oposição obstrui votações

18/05/2011 - 16:31  

O governo enfrentou dificuldades para avançar com a pauta do Plenário nesta quarta-feira. Durante toda a manhã, a oposição seguiu com estratégias de obstrução. Se na terça-feira (17) o motivo do desacordo foi o adiamento da votação do novo Código Florestal para a próxima semana, agora foi o pedido de convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, que acirrou os ânimos. O Plenário rejeitou o requerimento da oposição, mas a estratégia de obstrução conseguiu impedir a votação de medidas provisórias, como queriam os governistas.

A oposição queria votar na Comissão de Agricultura requerimento para convocação do ministro, para que ele explicasse seu aumento de patrimônio em supostamente 20 vezes nos últimos quatro anos, conforme noticiou o jornal Folha de S. Paulo. O problema é que, com o início da sessão extraordinária no Plenário, as reuniões das comissões tiveram que ser interrompidas.

Os oposicionistas, então, tentaram aprovar em plenário a convocação. O requerimento foi rejeitado, mas a oposição conseguiu impedir o início da votação das MPs 517/10, 520/10 e 521/10, esta última com uma emenda que cria o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), com novas regras para licitações de obras dos eventos esportivos mundiais que o País vai sediar entre 2013 e 2016 (Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas e Paraolimpíadas).

Para o líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), o ministro deve explicações à sociedade. "Estamos propondo, apenas e tão somente, que a Câmara dos Deputados faça aquilo que é dever e obrigação sua: trazer o ministro Antonio Palocci para que ele preste os esclarecimentos a respeito da sua fabulosa evolução patrimonial", afirmou.

No entanto, para o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), o que a oposição quer, na verdade, é dificultar as votações em Plenário. "A oposição já declarou guerra, está fazendo guerra. A forma como atuam os líderes da oposição é inaceitável. Na realidade, o que eles não querem é aprovar a MP 517, porque dá uma estabilidade para o sistema de energia, e não querem votar um sistema especial de contratação para a Copa, porque estão confundindo fazer oposição ao governo com fazer oposição ao Brasil", ressaltou.

Cartilha contra homofobia
Não foi só a oposição que obstruiu os trabalhos nesta manhã em plenário. A bancada evangélica também não quis registrar presença enquanto não recebesse do Ministério da Educação a garantia de que seria suspensa a distribuição de cartilhas contra homofobia nas escolas públicas. Com a sinalização do ministério de que o tema seria rediscutido, os evangélicos retiraram a obstrução no início da tarde.

Reportagem – Ana Raquel Macedo/Rádio Câmara
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.