Política e Administração Pública

Conselho de Ética do PR abre processo contra Sandro Mabel

Deputado garante que vai se defender até o final. Segundo ele, a sua candidatura à Presidência da Câmara, que contrariou o partido, foi legítima e teve o objetivo de fortalecer o Parlamento.

10/02/2011 - 19:14  

Leonardo Prado
Sandro Mabel: "Eu não disputei a Presidência de brincadeira; foi uma luta legítima."

O conselho de ética do Partido da República (PR) resolveu, nesta quinta-feira, abrir processo disciplinar contra o deputado Sandro Mabel (GO), por não ter seguido a determinação da legenda de apoiar a candidatura do deputado Marco Maia (PT-RS) à Presidência da Câmara. Ele decidiu por conta própria concorrer ao cargo, mas a eleição foi vencida por Maia, no dia 1º de fevereiro.

O processo pode propor punições que vão da advertência à expulsão do partido. Além disso, o conselho recomendou à executiva nacional do PR a dissolução do diretório regional de Goiás, comandado pelo parlamentar, e a suspensão das atividades partidárias de Mabel (o que incluiria a perda do direito de Mabel de representar a legenda na Câmara).

Mabel garantiu que vai se defender até o final do processo e ressaltou que a disputa pela Presidência foi legítima. “O Regimento Interno da Câmara dá, aos deputados, o direito de disputar essas eleições. Eu não estava atrás de cargos, pois o meu objetivo era melhorar a democracia e o Legislativo”, disse o deputado. “Não há motivo para um partido impedir um dos seus membros de disputar uma eleição, a não ser que ele tenha algum outro interesse que eu desconheça”, acrescentou.

O deputado resolveu manter a sua candidatura mesmo depois de ter sido ameaçado de expulsão pelo PR caso não recuasse. “Eu não disputei de brincadeira, tive 106 votos. Foi uma votação expressiva, em uma luta legítima. Tenho o direito de me defender. Eu morro de pé, mas não me agacho que nem covarde. Eu irei me defender até o final”, ressaltou Mabel.

Da Redação/JPJ
Com informações da Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.