Política e Administração Pública

Veja o perfil de Júlio Delgado

01/02/2011 - 14:16  

Leonardo Prado
Júlio Delgado está em sua quarta legislatura consecutiva.

O advogado Júlio Delgado (PSB-MG), 44 anos, está em sua quarta legislatura Espaço de tempo durante o qual os legisladores exercem seu poder. No Brasil, a duração da legislatura é de quatro anos. consecutiva. Desde que chegou à Câmara, em 1999, participou de diversas comissões como as de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Direitos Humanos e Minorias; de Finanças e Tributação; e de Defesa do Consumidor. Além disso, trabalhou em várias comissões especiais criadas para analisar propostas de emenda à Constituição (PECs).

Após iniciar sua carreira política no PMDB, o deputado passou pelo PPS, onde chegou a ser líder em 2004, e filiou-se ao PSB no ano seguinte.

Em 2005, Delgado ganhou projeção nacional ao relatar o processo de cassação do ex-deputado José Dirceu no Conselho de Ética e Decoro ParlamentarÓrgão encarregado de zelar pela observância da ética e do decoro parlamentar na Câmara. Compete-lhe instaurar e instruir os processos disciplinares referentes a denúncias de atos incompatíveis com o decoro parlamentar, recomendando ou não punições cabíveis aos deputados, que vão desde a censura oral até a recomendação de perda de mandato. Caso seja aprovado parecer que recomende punições severas, ele deverá ser votado pelo Plenário em dois dias, em votação secreta. O conselho atua mediante provocação da Mesa Diretora, nos casos de instauração de processo disciplinar. da Câmara, do qual foi titular entre 2003 e 2006. O relatório serviu de base para o procurador-geral da República denunciar 40 pessoas acusadas de envolvimento no esquema do “mensalão”.

Da Redação/ DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.