Política e Administração Pública

Líder do PT quer prioridade para reformas tributária e política

31/01/2011 - 20:16  

Arquivo - Brizza Cavalcante
Paulo Teixeira: a reforma deve incluir a intensificação do uso de proposições de iniciativa popular.

Maior partido com representação na Câmara, com 88 cadeiras, o PT inclui entre as prioridades para a nova legislaturaEspaço de tempo durante o qual os legisladores exercem seu poder. No Brasil, a duração da legislatura é de quatro anos. desde a garantia de apoio ao governo da presidente Dilma Rousseff até a aprovação das reformas tributária e política, com destaque para o voto em lista partidária e o financiamento público de campanhas eleitorais, com o objetivo de romper o domínio do poder econômico nas eleições.

O novo líder do partido, deputado Paulo Teixeira (SP), estabeleceu como prioridade número um de sua gestão a luta por uma reforma capaz de garantir maior racionalidade e representatividade ao sistema político-eleitoral do País.

Segundo Teixeira, essa reforma deve incluir a intensificação do uso dos mecanismos de participação direta, entre os quais o referendo, o plebiscito e as proposições legislativas de iniciativa popular.

Ele também anunciou que também vai postular uma reforma que simplifique o sistema tributário.

Direitos humanos e comunicação
Os direitos humanos e a comunicação social também estarão em pauta, segundo Teixeira. "Nós queremos aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do fim do trabalho escravo e também a Comissão da Memória e da Verdade.”

Outra prioridade, segundo Teixeira, é regulamentar dispositivos constitucionais que tratam da comunicação de massa, com o objetivo de aprofundar o apoio à educação e também de democratizar os meios de comunicação e o acesso à internet. “Tem uma série de parágrafos que não foram regulamentados. Temos que dialogar com o governo para ver se a iniciativa será do governo ou da nossa própria bancada."

Paulo Teixeira está otimista quanto ao seu trabalho na liderança da legenda. Ele diz que tem um sentimento positivo porque o PT tem uma bancada qualificada, com deputados com larga experiência no Parlamento e novos deputados eleitos, entre eles ex-governadores e ex-prefeitos. Paulo Teixeira brincou com o fato de o PT contar agora com três padres entre os deputados federais eleitos. "Até espiritualmente estou protegido. Temos agora três padres aqui. Então, nada de ruim há de acontecer com a gente. Padre Luiz Couto, padre Tom e o padre João. Então, é uma bancada santa."

Candidatura de Marco Maia
Na reunião da coordenação do PT nesta segunda-feira, os deputados discutiram a candidatura de Marco Maia à presidência da Casa para o biênio 2011/2012. De acordo com Paulo Teixeira, os deputados foram informados do amplo apoio ao candidato petista e seu programa de gestão, que inclui o fortalecimento do Parlamento e o equilíbrio entre os Poderes.

Perfil
Advogado e professor, mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), Paulo Teixeira tem 49 anos. Nasceu em Águas da Prata (SP). Filiou-se ao PT em 1980, aos 18 anos de idade, e permanece até hoje no partido.

Entre 1994 e 2000, exerceu mandato de deputado estadual em São Paulo. Durante a gestão de Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo (2000-2004), foi secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano e presidente da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab). Em 2004 elegeu-se vereador em São Paulo, mandato que exerceu até o início de 2007, quando assumiu seu primeiro mandato de deputado federal, para o qual foi eleito em 2006. Foi vice-líder da bancada petista entre 2008 e 2010. Está iniciando agora seu segundo mandato de deputado federal.

Reportagem - Idhelene Macedo e Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.