Política e Administração Pública

Presidente do PR diz que Mabel será expulso se não desistir da candidatura

31/01/2011 - 18:36  

Brizza Cavalcante
Mabel: "Prefiro morrer de pé do que voltar para casa que nem covarde, agachado. Não vou voltar, vou lutar."

O presidente do PR, ministro Alfredo Nascimento, anunciou nesta segunda-feira que o deputado Sandro Mabel (GO) será expulso do partido, mesmo se for eleito presidente da Câmara, se não desistir da candidatura. De acordo com Nascimento, o ex-líder contrariou o regimento ao lançar candidatura avulsa enquanto o PR declarava apoio a Marco Maia (PT).

Nascimento explicou que Sandro Mabel descumpriu a cláusula do Estatuto do PR que define apoio de todos os integrantes do partido a uma candidatura única. "O ato é grave em relação à atitude dele com o partido. As decisões são tomadas pela maioria, ele conhece as regras e não é mais bem-visto no partido."

Mesmo ameaçado de expulsão, Mabel garante que vai até o fim e que concorre nesta terça-feira ao cargo mais importante da Casa. De acordo com o parlamentar, a ameaça é arbitrária e antidemocrática. "Prefiro morrer de pé do que voltar para casa que nem covarde, agachado. Não vou voltar, vou lutar."

Discurso
Mabel participou, nesta segunda-feira, de várias articulações políticas, visitando lideranças partidárias e cumprimentando deputados nos corredores. Fez, inclusive, um discurso durante a reunião da bancada do PMDB, com várias promessas aos parlamentares.

O prazo final para desistência da candidatura é às 17 horas. Se houver expulsão, o PR vai entrar na Justiça para pedir a vaga ocupada por Sandro Mabel.

Reportagem - Karla Alessandra e Alexandre Pôrto/Rádio Câmara/SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.