Política e Administração Pública

PCdoB declara apoio à candidatura de Marco Maia à Presidência

21/01/2011 - 15:01  

O PCdoB decidiu, nesta quinta-feira (20), apoiar a candidatura do deputado Marco Maia (PT-RS) à Presidência da Câmara. Com essa decisão, dez partidos unem-se pela permanência do atual presidente da Casa no cargo para os próximos dois anos. O PT, PR, PSDB, PP, DEM, PMDB, PSC, PSB e PDT já haviam divulgado sua posição. Por enquanto, Marco Maia é candidato único à Presidência. O PV, o PTB e o PRB vão divulgar sua orientação na próxima semana.

Marco Maia disse que o apoio conquistado é consequência do compromisso que assumiu com os líderes de respeitar o critério da proporcionalidade - tamanho das bancadas eleitas em 2010 - na hora de preencher os cargos da Mesa DiretoraA Mesa Diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara. Ela é composta pelo presidente da Casa, por dois vice-presidentes e por quatro secretários, além dos suplentes de secretários. Cada secretário tem atribuições específicas, como administrar o pessoal da Câmara (1º secretário), providenciar passaportes diplomáticos para os deputados (2º), controlar o fornecimento de passagens aéreas (3º) e administrar os imóveis funcionais (4º). e das presidências das comissões. “Essa é uma proposta que agrada a todos e pode gerar uma chapa de consenso, inclusive sem disputa para os outros cargos da Mesa”, avalia.

Propostas
O petista se compromete a adotar o diálogo como principal ferramenta na condução dos trabalhos da Câmara e a defender a autonomia parlamentar na elaboração das leis, a valorização do papel da Câmara junto à sociedade, a ampliação da representatividade feminina nos espaços da Casa e a autonomia e independência do Legislativo.

Marco Maia foi escolhido oficialmente como candidato do PT no dia 14 de dezembro. Ele disputou a indicação com o atual líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP), e os ex-presidentes da Câmara Arlindo Chinaglia (SP) e João Paulo Cunha (SP). Todos, no entanto, abriram mão de concorrer ao cargo. Outros deputados que chegaram a anunciar informalmente sua candidatura também a retiraram: é o caso, por exemplo, dos deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

*Matéria atualizada às 17h.

Da Redação/MO
Com informações da Agência Brasil

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.