Política e Administração Pública

99 frentes parlamentares atuam na Câmara nesta legislatura

27/09/2010 - 17:00  

Edson Santos
Frentes parlamentares procuram aprimorar ou manter as leis sobre um tema específico.

Estão em atuação hoje na Câmara 99 frentes parlamentares, blocos de deputados que agem em conjunto e procuram aprimorar ou manter a legislação referente a um tema específico. Desse total, 20 são frentes parlamentares mistas (formadas por deputados e senadores).

As frentes parlamentares são associações suprapartidárias de pelo menos 1/3 dos integrantes do Poder Legislativo, regulamentadas por ato da Mesa Diretora. São necessárias 198 assinaturas de parlamentares para sua criação e pedido de registro junto à Câmara. Ao final de cada legislaturaEspaço de tempo durante o qual os legisladores exercem seu poder. No Brasil, a duração da legislatura é de quatro anos. , as frentes são extintas.

De acordo com o diretor da Coordenação de Registro de Comissões e Movimentação Parlamentar, Leonardo de Paula e Silva, existem frentes que não estão registradas. É o caso da Frente Parlamentar da Saúde que, apesar de atuante, não renovou o registro na atual legislatura. "As frentes que não são registradas não existem formalmente para a Câmara", diz o diretor.

Frentes simbólicas
Na prática, afirma o cientista político Márcio Nuno Rabat, algumas frentes parlamentares são quase simbólicas, como a Frente Parlamentar em Defesa da BR-364, que aparece pouco nos debates da Casa. Já outras atuam organizadamente e conseguem avançar em suas reivindicações.

Exemplo das atuantes, avalia Rabat, é a Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, que conseguiu aprovar o Estatuto da Igualdade Racial. O texto estabelece políticas públicas para promover oportunidades iguais para todos os brasileiros, independentemente de raça.

As frentes registradas podem utilizar o espaço físico da Câmara, desde que suas atividades não interfiram no andamento dos outros trabalhos da Casa, não impliquem contratação de pessoal nem fornecimento de passagens aéreas.

* Matéria atualizada às 14h08, de 28/09/2010.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.