Política e Administração Pública

Câmara lança nesta terça-feira o Parlamento Jovem 2010

06/04/2010 - 08:02  

A Câmara lança hoje o programa Parlamento Jovem 2010. O programa é um evento anual que oferece a possibilidade de estudantes do ensino médio de todo o País participarem de uma jornada parlamentar como deputados por uma semana.

Os estudantes – com idade entre 16 e 22 anos – poderão se inscrever no programa até 26 de agosto. A lista com os selecionados será divulgada no dia 4 de outubro, e o Parlamento Jovem acontece de 8 a 12 de novembro.

O lançamento do programa está marcado para as 10h30, no auditório do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara (Cefor). Participarão do evento o deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), autor da proposta de criação do programa; a secretária executiva do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Nilce Rosa da Costa; a diretora da Coordenação de Relações Públicas da Câmara, Cinthia Nunan Baptista Kriemler, e o diretor do Cefor, Rogério Ventura Teixeira.

Projetos de lei
Para se inscrever, os estudantes deverão apresentar um projeto de lei que será pré-selecionado pelas secretarias de Educação estaduais. A proposta, que deverá  ser apresentada na escola do estudante que deseja se inscrever, deve tratar de temas nas áreas de Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; e Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação encaminhará os projetos à Câmara, onde uma comissão formada por servidores da área legislativa da Casa selecionará os projetos. O número de representantes por estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais.

No período de realização do programa, que tem a duração de cinco dias, os participantes terão a oportunidade de conhecer o cotidiano dos deputados no parlamento. Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos participantes são custeados pela Câmara.

Matéria atualizada em 06/04.

Da Redação/NA
Colaboração – Laís Braz

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.