Política e Administração Pública

Ficha limpa e pré-sal são prioridades do PTC neste ano

04/02/2010 - 13:21  

Edson Santos
Carlos Willian defende votação rápida para o projeto da Ficha Limpa.

Líder do PTC na Câmara, o deputado Carlos Willian (MG) afirmou em entrevista à Agência Câmara que uma das prioridades do partido na pauta de votações deste semestre é o projeto que institui a chamada "ficha limpa" obrigatória para os candidatos nas eleições (Projeto de Lei Complementar 518/09). Em sua opinião, os deputados precisam votar o mais rapidamente possível a matéria, que é de iniciativa popular.

Apesar de defender a proposta, Willian disse que não há possibilidade de uma reforma política profunda em ano de eleições. A reforma, segundo ele, deverá ser prioridade na próxima legislatura, e não nesta que está terminando.

O deputado avaliou, no entanto, que as eleições não deverão afetar as votações dos três projetos pendentes do pré-sal.

Carlos Willian é advogado e está em seu segundo mandato na Câmara. Ele foi reconduzido nesta semana ao cargo de líder do PTC, partido que reúne três deputados. Além de Willian, são filiados ao PTC Antônio Feijão (AP) e Paes de Lira (SP).

Leia abaixo a entrevista com Carlos Willian.

Agência Câmara - Quais são as prioridades do partido na pauta de votações da Câmara neste semestre?
Carlos Willian -
Uma das prioridades é a ficha limpa. Não poderíamos deixar de encaminhar o mais rápido possível um projeto de iniciativa popular como esse. Segundo, é preciso resolver o problema do pré-sal. O restante tem que ser discutido com os líderes políticos, porque o partido não tem questão fechada em nenhum projeto especificamente. Nós vamos trabalhar dentro de um consenso para que a Casa aprove o maior número de projetos, pois este ano é atípico por causa das eleições. E também porque nós temos aí carnaval, Semana Santa, Copa do Mundo.

Agência Câmara - O senhor mencionou o projeto da ficha limpa como prioridade. O senhor acredita que é possível fazer a reforma política em um ano eleitoral?
Carlos Willian -
É muito difícil fazer uma reforma política profunda. Seria mudar o jogo que está em andamento. Um ano antes, você não pode fazer mudanças profundas na legislação. O que existe são algumas normas que podem ser atendidas.

Agência Câmara - Mas essa reforma é urgente na avaliação do PTC?
Carlos Willian -
Eu não digo que agora seria a prioridade porque nós estamos a nove meses da eleição e não há tempo para maturar, discutir, votar e sancionar qualquer medida que mude de forma profunda a legislação eleitoral. É uma situação muito complicada. Eu acredito que caberá aos novos deputados e aos novos senadores colocar como prioridade essa reforma política. É o primeiro passo que o novo Congresso vai ter que tomar. É improvável que este Congresso que está terminando faça alguma modificação profunda.

Agência Câmara - Qual a expectativa do partido em relação à votação dos projetos do pré-sal?
Carlos Willian -
Nós vamos acompanhar os votos do relator. Existem várias questões, vários interesses de vários estados. Se quisermos contemplar todos os interesses, não vamos deslanchar, e o Brasil acaba perdendo. O projeto foi muito bem relatado pelo deputado Henrique Eduardo Alves. Ele dialogou com todos os líderes partidários, dialogou com todos os setores. Então, nós vamos acompanhar o relator e, se ele admitir alguma emenda, vamos acompanhá-lo. Esta é a posição. Deveríamos fazer e vamos fazer o mais rápido possível.

Leia entrevistas com outros líderes:

Líder do governo quer manter o clima eleitoral longe da Câmara
Líder do PPS defende reajuste para aposentados
DEM vai priorizar pré-sal, redução de impostos e Defesa Civil
PDT obstruirá Plenário para forçar votação da PEC das 40 horas
Novo líder do PSDB defende proposta alternativa ao Ficha Limpa
Pré-sal e aposentadorias estão entre as prioridades, diz líder do PT

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.