Política e Administração Pública

Movimentos sociais levam reivindicações a Marco Maia

24/08/2011 - 12:11  

Rodolfo Stuckert
Diretoria da Fenaj -  Antonio Paulo Santos, Maria José Praga, pres. Marco Maia, dep. Paulo Pimenta
Marco Maia recebe Paulo Pimenta (E) e dirigentes da Fenaj.

O presidente da Câmara, Marco Maia, recebeu nesta quarta-feira representantes das organizações não governamentais que promovem neste momento ato público em frente ao Congresso Nacional, em defesa da reforma agrária e de mais recursos para saúde e educação. Durante a audiênia, Maia prometeu levar as reivindicações para a presidente Dilma Rousseff.

A manifestação, chamada Jornada Nacional de Lutas, foi organizada pela Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) e pela Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel).

Entre os movimentos sociais que participam da manifestação estão o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condesef), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

O 2º tesoureiro da Andes, Almir Meneses Filho, disse ao entrar para o encontro com Marco Maia que veio defender a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. Segundo ele, atualmente, as verbas para esse setor representam apenas 4% do PIB. Esse assunto está sendo discutido no âmbito da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PL 8035/10). Almir Filho assinalou que Argentina, Paraguai, Peru e Bolívia aplicam mais de 10%.

O coordenador do MST José Batista, que também participou da reunião com Marco Maia, afirmou que sua entidade se preocupa com as consequências da crise econômica mundial. Segundo ele, em momentos de crise, quem mais perde recursos é a área social, justamente quando esse setor mais precisa de apoio.

A Polícia Militar avaliou em 5 mil o total de manifestantes na Esplanada nesta quarta-feira.

* Matéria atualizada às 16h06

Reportagem – Sílvia Mugnatto /Rádio Câmara
Edição - Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.