Projeto permite que PM se licencie para acompanhar cônjuge

04/08/2005 - 09:31  

A Câmara vai discutir o Projeto de Lei 5567/05, que permite aos policiais militares e bombeiros afastamento do serviço para acompanhar o cônjuge. Se aprovada a proposta, o policial militar e o bombeiro poderão pedir licença em seus serviços para acompanhar o cônjuge, quando este for deslocado a serviço para outro estado ou para o exterior. A proposta, do deputado Capitão Wayne (PSDB-GO), permite ainda a licença em razão de posse do esposo ou esposa em mandato eletivo.

Servidores civis
A licença para os servidores civis está prevista na Lei 8112/90, que institui o regime jurídico dos funcionários públicos federais. Mas o Decreto-Lei 667/69, que organiza as polícias militares e os corpos de bombeiros militares dos estados, territórios e do Distrito Federal, não prevê o benefício para as duas corporações.
No caso dos policiais militares e dos bombeiros, a licença seguirá as mesmas regras estabelecidas para os servidores civis. O prazo para o término do benefício, que será concedido com prejuízo da remuneração e da contagem de tempo de serviço, será regulado pelo comandante-geral de cada corporação.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; do Trabalho, de Administração e Serviço Público; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Militar pode ter passagem interestadual gratuita
Financiamento de especialização para policiais é aprovado
Marido ou companheiro de militar pode ser dependente

Reportagem - Joseana Paganine
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5567/2005

Íntegra da proposta