Câmara aprova implantação de hidrelétrica de Belo Monte

08/07/2005 - 19:53  

A Câmara aprovou na última quarta-feira (6), em sessão extraordinária, o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1785/05, do deputado Fernando Ferro (PT-PE), que autoriza o Poder Executivo a implantar a usina hidrelétrica de Belo Monte. Ela ficará na área chamada Volta Grande do Rio Xingu, no Pará.
A hidrelétrica, que já foi tema de seminários e audiências públicas na Câmara, vai abranger os municípios de Vitória do Xingu, Altamira, Anapu, Brasil Novo e Senador José Porfírio. A previsão é que a hidrelétrica resulte na geração de 11 mil megawatts.

Infra-estrutura
O objetivo é atender às demandas de energia elétrica na Região Norte. Antes de a usina ser implantada, serão feitas análises técnicas pela Eletrobrás e estudos ambientais e de viabilidade econômica. "Além de ser uma necessidade para suprir as demandas de energia, a hidrelétrica vai proporcionar desenvolvimento econômico e melhoria de infra-estrutura na região", ressalta Fernando Ferro.

Estudos
De acordo com estudo elaborado pelo Ministério de Minas e Energia, apresentado pelo parlamentar, há atualmente um crescimento constante das necessidades dos consumidores de energia elétrica. Para atender essa demanda, segundo o levantamento, seria necessário instalar anualmente no País cerca de 4.000MW em novos empreendimentos. A principal opção para atendimento desse mercado, segundo o estudo, é o aproveitamento do potencial dos rios, ou seja, a geração hidrelétrica.

A matéria segue agora para ser analisada pelo Senado Federal.

Região de Xingó pode ter Programa de Desenvolvimento

Reportagem - João Pitella Junior
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. PR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.