Câmara homenageia 200 anos do nascimento de Kardec

28/10/2004 - 10:22  

A Câmara abre, neste momento, sessão solene para homenagear o bicentenário de nascimento de Allan Kardec, o fundador do Espiritismo. O requerimento para a realização da sessão é de autoria do deputado Luiz Bassuma (PT-BA).
Hipollite Leon Denizar Rivail, o pedagogo francês que se tornaria conhecido mundialmente como Allan Kardec, nasceu em 3 de outubro de 1804. Somente 50 anos depois começou a se delinear sua missão de codificador, quando foi ver de perto manifestações das "Mesas Girantes".
"Neste momento histórico, divisor de águas entre o período dogmático do espiritualismo e sua fase racional e científica, emerge a personalidade de Allan Kardec, nome que tivera em uma encarnação anterior, quando fora um sacerdote druida. Ele propôs, pela primeira vez na história da ciência, um estudo racional, experimental e controlado dos fenômenos espirituais”, disse Bassuma.
Em 18 de abril de 1857, foi publicado O Livro dos Espíritos, considerado o marco inicial da codificação do Espiritismo. Kardec morreu de colapso cardíaco em 1869, aos 65 anos.

A homenagem está sendo realizada no Plenário Ulysses Guimarães.

Confira artigo de homenagem do deputado Bassuma

Da Redação /SR

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel.(61) 216.1851 / 216.1852
Fax.(61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.