Administração de shopping poderá ser responsável por ato de lojas

28/10/2009 - 12:40  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5467/09, do deputado Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ), que responsabiliza as administrações de shoppings centers por irregularidades cometidas pelas lojas na afixação de preços e nas ofertas de produtos.

Segundo a proposta, uma administradora será solidariamente responsável por esses casos se deixar, por exemplo, de realizar inspeções trimestrais nos estabelecimentos comerciais do shopping, notificar ou aplicar multas. As inspeções previstas na proposta poderão incluir a verificação de medidas sanitárias e de segurança, além das relacionadas aos direitos do consumidor, desde que especificadas em contrato entre a loja e o shopping.

"Muitos conjuntos comerciais se aproveitam do elevado grau de proteção da atuação conjunta, por vezes mascarando o cumprimento de normas da administração, como as sanitárias e de segurança e aquelas voltadas para a defesa do consumidor", afirma Vinicius Carvalho.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Projeto obriga comércio de grande porte a ter equipe de socorro
Locatário de shopping poderá participar de reunião de condomínio
Aprovada obrigatoriedade de câmera de segurança em shopping
Comissão aprova mudança em regra de aluguel em shopping

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta