Oito partidos discutem estratégia contra projeto de lista fechada

26/05/2009 - 09:59  

A liderança do PSB na Câmara promove nesta tarde uma reunião com outros sete partidos (PR, PP, PDT, PTB, PSC, PMN e PRB) para discutir uma estratégia contra a votação do Projeto de Lei 4636/09, que prevê a adoção do sistema de listas fechadas nas eleições proporcionais. O projeto, de autoria do Poder Executivo, é uma das propostas de reforma política em análise na Câmara.

O líder do PSB, deputado Rodrigo Rollemberg (DF), afirmou que é contra a lista fechada por entender que ela retira do eleitor o direito de escolher seu candidato. Para o líder do PR, deputado Sandro Mabel (GO), esse modelo de voto representaria um risco para a democracia, pois ressuscitaria experiências como a dos senadores biônicos (que foram eleitos indiretamente em 1978).

A reunião na liderança do PSB será realizada às 14h30.

Requerimento de urgência
O Plenário vai votar nesta semana um requerimento de urgência para a votação do projeto sobre lista fechada e da proposta que institui o financiamento público exclusivo para as campanhas eleitorais (PL 4634/09).

Bancada do PSDB
A reforma política também será tema de reunião da bancada do PSDB, às 14 horas de hoje, no plenário 4. O partido é favorável à lista fechada e ao financiamento público de campanha.

Notícias relacionadas:
Líderes decidem votar urgência para reforma política
Deputados querem priorizar lista fechada e financiamento público

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4636/2009

Íntegra da proposta