Embalagem pode ter letra maior para informações do produto

16/07/2008 - 10:59  

O Projeto de Lei 3101/08, do deputado Edigar Mão Branca (PV-BA), determina que as informações referentes à quantidade e ao conteúdo dos produtos devem ser inscritas nas embalagens em caracteres maiores do que os utilizados para inscrição da marca.

O projeto também exige a instalação de balanças nos locais de venda, para que o consumidor possa conferir o peso inscrito na embalagem. A proposta modifica o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

O projeto, informa o deputado, pretende inibir práticas comerciais desleais aplicadas contra o consumidor, em especial aquela em que o fornecedor diminui a quantidade de produto, sem a redução proporcional do preço.

Consumidor enganado
"Em muitos produtos, as embalagens colocam as marcas em escala maior que o conteúdo. É pitoresco, mas é verdade: existe uma dificuldade em saber o que é tal produto. Esta dificuldade fica bem maior para aqueles que têm problemas de visão - os deficientes físicos e os que têm idade mais avançada", explica o autor.

Já a instalação de balanças nos pontos de revenda, acrescenta Mão Branca, pretende evitar que o consumidor seja "ludibriado e possa averiguar a veracidade das informações contidas nos rótulos dos produtos".

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara aprova alerta sobre fenilalanina em rótulos
Agricultura rejeita advertência em embalagem de agrotóxico
Embalagens para leite longa vida podem ser regulamentadas
Comissão aprova critérios para biocosméticos da Amazônia
Defesa do Consumidor aprova ácido fólico no açúcar

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3101/2008

Íntegra da proposta