Proposta concede benefícios para compra de papel reciclado

18/02/2008 - 19:12  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 904/07, que isenta do PIS/Pasep, da Cofins e do IPI a venda de papel reciclado. Além disso, o texto concede o direito a aproveitamento de créditos do PIS/Pasep e da Cofins às indústrias e também às cooperativas de catadores que vendam ou usem papel reciclado como insumo, material de embalagem ou para consumo interno.

Segundo o autor da proposta, deputado José Fernando Aparecido de Oliveira (PV-MG), essa medida servirá "para evitar que a legislação tributária privilegie empresas em detrimento do expressivo contingente de cidadãos [catadores e suas cooperativas] que ganham a vida coletando material reciclável".

Mercado competitivo
Oliveira quer que o papel reciclado, que tem custo de produção mais elevado, tenha seu preço equiparado ao do papel normal. "A competitividade do mercado reduziria os preços e mais papel reciclado seria utilizado", diz. O texto muda as leis 10.925/04 e 4.502/64.

O autor afirma que o objetivo é "diminuir os impactos negativos do acúmulo de lixo e da produção de papel e celulose sobre o meio ambiente".

Impactos ambientais
José Fernando Aparecido de Oliveira lembra que o meio ambiente deixou de ser preocupação apenas dos ecologistas e que a sociedade passou a dar mais atenção ao assunto. O parlamentar destaca um estudo encomendado pelo governo britânico que indica um aumento de 2ºC na temperatura global, até 2035, caso não diminua o ritmo das emissões de gases que provocam o efeito estufa.

Oliveira ressalta que a indústria de papel e celulose é bastante agressiva à natureza, pois consome grande quantidade de água e lança toneladas de resíduos no meio ambiente, contaminando rios, lagos, o solo e os lençóis freáticos.

O parlamentar argumenta que a reciclagem do papel poderia ajudar a resolver o problema do excesso de lixo nas cidades, além de colaborar com a economia: "As prefeituras gastariam menos com o lixo e a proposta geraria mais renda para os catadores de papel."

Legislação em vigor
Atualmente, a Lei 11.196/05 concede isenção de PIS/Pasep e Cofins para a compra de máquinas destinadas à produção de papel jornal e de alguns tipos de papel cartão. O benefício é válido até 30 de abril de 2008. Para contar com ele, as empresas devem ter 80% de sua receita bruta oriundos da venda desses papéis.

Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 203/91, do Senado, que trata de acondicionamento, coleta, tratamento, transporte e destinação final dos resíduos de serviços de saúde. O PL 203/91 e seus apensados já passaram por uma comissão especial e aguardam votação em Plenário, onde tramitam em regime de urgência.

Notícias anteriores:
Uso de papel reciclado em livros poderá ser obrigatório
Projeto exige uso de papel reciclado na Câmara
Proposta incentiva papel reciclado no serviço público
Projeto prevê uso de papel reciclado no serviço federal
Projeto obriga repartição pública a usar papel reciclado

Reportagem - Adriana Resende/JPJ
Colaboração - Vicente Melo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 904/2007

Íntegra da proposta