Dia Nacional de Combate à Homofobia é aprovado

09/10/2007 - 19:17  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou hoje, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 81/07, da deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que institui 17 de maio como o Dia Nacional de Combate à Homofobia.

Segundo Fátima Bezerra, o objetivo é "incentivar ações que propiciem a discussão sobre o direito à livre orientação sexual e identidade de gênero, e também sobre a cidadania dos gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex".

A escolha da data se explica por ter sido no dia 17 de maio de 1990 que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu retirar a homossexualidade do rol das enfermidades, passando a reconhecê-la como uma orientação sexual tão saudável quanto a heterossexualidade.

Parecer favorável
O relator, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), apresentou parecer favorável à constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do projeto, sem entrar no mérito da matéria.

Votaram contra a proposta os deputados Pastor Manoel Ferreira (PTB-RJ) e Geraldo Pudim (PMDB-RJ). Eles questionaram o uso do termo "dia de combate", alegando que grupos de comportamento sexual diferenciado poderiam sentir-se estimulados a marchar até as igrejas para ofender ou agredir pessoas religiosas.

Tramitação
O projeto já havia sido aprovado pela Comissão de Educação e Cultura. Se não for interposto recurso para que seja analisado pelo Plenário da Câmara, o projeto vai seguir para votação no Senado.

Notícias anteriores:
Mídia é ambígua sobre direitos humanos, diz debatedor
Pesquisa aponta que 20% dos gays do País sofrem agressões
GLBT querem aprovação de projeto que criminaliza homofobia
Comissão aprova criação de cadastro nacional de adoção
Câmara aprova tipificação de crime de discriminação sexual
Militantes gays avaliam programa contra homofobia
Movimento gay pede leis para punir homofobia

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.