Projeto obriga Ecad a divulgar critérios de arrecadação

09/07/2007 - 12:16  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 818/07, do deputado Silvinho Peccioli (DEM-SP), que obriga o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) a publicar, em seu endereço eletrônico, a forma de cálculo e os valores cobrados a título de direito autoral. O projeto altera a Lei 9.610/98.

Segundo o autor da proposta, há décadas "a atuação do Ecad gera polêmica entre artistas de todo o País". O parlamentar lembrou que a cobrança pelo uso das músicas em rádios, eventos, clubes e casas noturnas "permanece um mistério para a imensa maioria dos músicos, intérpretes e compositores".

Caixa-preta
Ele destacou que, embora o Ecad seja um órgão particular, sua atuação é prevista em lei, por isso, o deputado acredita que é preciso aumentar o controle sobre suas atividades, com a divulgação dos critérios de cobrança e arrecadação. "A atuação do escritório de arrecadação é verdadeira `caixa-preta`, que funciona por parâmetros misteriosos que nenhum dos envolvidos chega a compreender", salientou Peccioli. Para ele, a utilização da internet vai garantir a agilidade da publicidade dos cálculos, que poderá ser facilmente acompanhada por todos os interessados.

Escritório
O Ecad é uma sociedade civil de natureza privada, administrada por dez associações de música para realizar a arrecadação e a distribuição de direitos autorais decorrentes da execução pública de músicas nacionais e estrangeiras. Com sede no Rio de Janeiro, o escritório tem 23 unidades arrecadadoras, 600 funcionários, 84 advogados prestadores de serviço e, aproximadamente, 240 agências autônomas instaladas em todos os estados brasileiros.

Tramitação
O PL 818/07 será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Ecad diz que não ampliará arrecadação de direitos autorais

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.