Meio ambiente e energia

Deputado pede criação de programa de monitoramento da Caatinga via satélite

07/06/2017 - 17:58  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Nacional da Caatinga. Dep. Rômulo Gouveia (PSD - PB)
Rômulo Gouveia: a ausência de um programa de monitoramento da Caatinga dificulta a realização de ações contra o desmatamento

O deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB) defendeu nesta quarta-feira (7), em sessão solene na Câmara dos Deputados, a criação de um programa de monitoramento do bioma Caatinga. Segundo ele, a ausência desse sistema é um problema para a realização de ações contra o desmatamento.

“O monitoramento via satélite ajudaria na delimitação das áreas remanescentes da cobertura vegetal, das regiões suscetíveis à desertificação e das paisagens desmatadas que poderão sofrer um processo de desertificação”, completou.

O diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Salomão de Souza Medeiros, disse que a pecuária extensiva, a exploração madeireira e o extrativismo mineral são as principais atividades que impactam o bioma. Ele acredita que a criação de áreas de conservação pode garantir a manutenção da Caatinga.

Patrimônio nacional
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 504/10, do Senado, que inclui o Cerrado e a Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional, está pronta para ser votada no Plenário da Câmara dos Deputados. Atualmente, a Constituição de 1988 considera como patrimônios nacionais a Amazônia, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal e a Zona Costeira, deixando de fora o Cerrado e a Caatinga. Esses dois biomas juntos englobam 14 estados e 33% do território brasileiro.

A Câmara realizou nesta quarta-feira sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Caatinga, comemorado em 28 de abril.

Reportagem – Alex Akira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 504/2010

Íntegra da proposta