Meio ambiente e energia

Comissão antecipa debate da pauta da próxima conferência mundial do clima

17/10/2012 - 10:17  

Ricardo Stuckert
Cidades - Poluição - Poluição
Previsão era cumprir as metas de controle das emissões de gases poluentes até 2012.

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas realiza audiência pública nesta tarde para discutir os temas da política nacional relacionados à mudança do clima, com vistas a mais uma conferência mundial sobre o tema (COP-18), a ser realizada em Doha, no Qatar, de 26 de novembro a 7 de dezembro.

No mês passado, os governos de Brasil, África do Sul, Índia e China, grupo chamado de Basic, finalizaram declaração conjunta sobre as medidas de redução de emissões de gases de efeito estufa. Durante a 12ª Reunião Ministerial do Basic, em Brasília, os representantes dos quatro países reafirmaram a intenção de negociar em bloco pela extensão do Protocolo de Quioto na COP-18.

Assinado em 1997, o Protocolo de Quioto estabelece diminuição de 5% das emissões de gases de efeito estufa, com o primeiro período de vigência se encerrando em dezembro de 2012. A questão que precisa ser definida é até quando o instrumento valerá. Para os países do Basic, o acordo deve prevalecer até 2020, quando será substituído por nova medida internacional de adaptação às mudanças climáticas. Outro grupo de nações, no entanto, defende que o protocolo seja estendido somente até 2017. A questão estará em pauta na COP-18.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/13a6ef189d8.mp3' _fcksavedurl='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/13a6ef189d8.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Em entrevista à Ràdio Câmara, o pesquisador do Inpe, José Marengo, analisa o aquecimento global e os dados da ONU sobre mudanças climáticas.

A previsão é que os representantes do Basic se encontrem novamente, em Pequim, para a última reunião que antecederá a conferência.

Criado em 2007, o Basic é um grupo informal de diálogo sobre as negociações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A atuação coordenada tem contribuído para os apoios financeiro, tecnológico e técnico de outros países às ações.

A discussão será realizada às 14 horas, no Plenário 7 da ala Alexandre Costa, no Senado.

Da Redação/MM
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.